"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 29 de maio de 2015

Resposta das FARC-EP À DECLARAÇÃO DOS GARANTES DO PROCESSO DE PAZ, Cuba y Noruega



La Habana, Cuba, sede dos diálogos de paz, maio 28 de 2015
Dando-lhe toda a transcendência que merece, recebemos a profunda preocupação dos governos de Cuba e Noruega -Garantes das conversações de paz-, pelo intempestivo escalamento do conflito armado na Colômbia.

Carece de sentido que nos sigamos matando em meio de um diálogo de paz. É necessário interpor urgentemente um dique à perda de valiosas vidas humanas.

Entendemos que a estas alturas do processo, quando temos alcançado importantes Acordos Parciais, quando estamos abordando os temas mais sensíveis da Agenda e avançando em medidas conjuntas de desescalamento que nos aproximam ao fim do conflito, não é conveniente dialogar sob o fogo, porque perderíamos definitivamente o logrado até agora.

Muito importante a exortação dos governos de Cuba e Noruega às partes a continuar os esforços pela concórdia, buscando, incluso, fórmulas que permitam chegar a um acordo de Cessar do Fogo bilateral e definitivo

A resposta das FARC é afirmativa. Estamos dispostos a convir com o Governo os termos de um Cessar do Fogo bilateral, que evite mais vitimizações e, envolva ao mesmo tempo , com atmosfera mais favorável, as conversações de paz e a marcha da Colômbia rumo à reconciliação, sobre a base da democracia, a justiça social e soberania


DELEGAÇÂO DE PAZ DAS FARC-EP