"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 22 de maio de 2015

FARC-EP propõe questões que podem agilizar o processo de paz


Em um comunicado, a organização guerrilheira disse ser fundamental o início imediato da análise do Relatório da Comissão Histórica do Conflito e Suas Vítimas. “Isto tornará possível encontrar as chaves, na história, que levarão à reconciliação nacional”.


Em segundo lugar, começar, imediatamente, a formar a Comissão de Esclarecimento do fenômeno paramilitar e promover as garantias de segurança em todos os níveis. “Nossa disposição permanece imutável para avançar em conjunto com o governo colombiano na diminuição da intensidade do conflito”.

Além disso, o terceiro item refere-se a desbloquear as discussões sobre a revisão das sentenças para os condenados por rebelião. “Estamos dispostos a levar estas discussões tendo como base a integração. Estamos prontos para chegar a um acordo sobre os mecanismos do governo para materializar as reformas e ajustes institucionais necessários para enfrentar os desafios da construção de uma paz possível”.

As delegações das FARC-EP e do governo colombiano liderado por Juan Manuel Santos começaram, nesta quinta-feira (21), o ciclo 37 das conversações que já ocorrem desde 2012.

Já foram alcançados acordos sobre questões fundamentais, como a questão da terra, participação política e drogas ilícitas.

Como parte do processo que visa acabar com o confronto armado, durante a última rodada de negociações, as FARC-EP e o governo concordaram em implementar um projeto-piloto para a limpeza de áreas com minas terrestres.

Fonte: Prensa Latina