"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 29 de maio de 2015

DECLARAÇÃO DOS PAÍSES GARANTES, CUBA E NORUEGA



La Habana, 27 de Maio de 2015



Os Governos de Cuba e Noruega, Garantes da Mesa de Conversações entre o Governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo (FARC-EP), expressam sua profunda preocupação pelo atual escalamento do conflito armado na Colômbia. Lamentam as perdas de vidas humanas que têm-se produzido.



Os avanços obtidos na Mesa, com importantes acordos sobre três dos pontos da Agenda, devem ser preservados. Nunca antes desde o início do conflito armado os colombianos tinham estado tão perto de alcançar a paz.



O escalamento das ações violentas também põe em risco as ações práticas que têm-se implementado para o desescalamento do conflito e o incremento da confiança, como das referidas à limpeza e descontaminação do território, de minas antipesoal, artefatos explosivos sem explotar e restos de explosivo de guerra.



Fazemos um chamado às partes a que continuem seis esforços para seguir avançando na discussão das questões pendentes, incluindo a adoção de um acordo para o Cessar do Fogo bilateral e definitivo e as hostilidades.



Cuba e Noruega reiteram sua plena disposição para continuar contribuindo em todo o possivel ao avanço das conversações e a adoção de um acordo final para a terminação do conflito e a construção de uma paz estável de duradoura na Colômbia.