"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 21 de março de 2007

Mobilização multitudinária contra o TLC em Costa Rica

O povo de Costa Rica se manifestou massivamente no passado 26 de fevereiro contra o TLC, e assinalou, entre outras coisas, que “os grandes negócios que estão em jogo neste momento, no marco do TLC e dos projetos apresentados, requerem estas artimanhas políticas e, hoje, este governo, que apenas obteve 25% dos votos do eleitorado, nos quer impor um TLC que desmantela nosso Estado Social de Direito”. Ao mesmo tempo, enfatizaram: “Percorremos o país explicando a entrega infame de nossa soberania que traz o TLC. Andamos por Costa Rica denunciando as conseqüências do TLC na educação pública, no sistema de saúde público, nos sistemas de telecomunicações e eletricidade e nos impactos na propriedade intelectual e em nossos pequenos produtores agrícolas”.


O povo derrotará o TLC


[ANNCOL]

Como um serviço aos nossos leitores, publicamos completo o seguinte discurso pronunciado na multitudinária manifestação contra o TLC em San José, Costa Rica.

Discurso da Comissão Nacional de Enlace na jornada de 26 de fevereiro

Companheiras e Companheiros:

Esta impressionante manifestação contra o TLC de hoje, 26 de fevereiro, é a culminação de um trabalho de luta e organização contra este tratado, que realizamos de ponta a ponta em todo o país, desde há mais de três anos, organizações como o Conselho de Defesa da Institucionalidade (CDI), Frente Interna de Trabalhadores do ICE, o ENCONTRO POPULAR, COECO-CEIBA Amigos da Terra, APSE, AFITEC, ASSEMBLÉIAS DO POVO, o CENTRO DE AMIGOS para LA PAZ, o SINPAE, SITRASALUD, ASTRAA, a UNAG, MAOCO, VANGUARDA POPULAR e dezenas de outras organizações aglutinadas na Comissão Nacional de Enlace.

Percorremos o país explicando a entrega infame de nossa soberania nacional que traz o TLC. Andamos por Costa Rica denunciando as conseqüências do TLC na educação pública, no sistema de saúde público, nos sistemas de telecomunicações e eletricidade e nos impactos na propriedade intelectual e em nossos pequenos produtores agrícolas. Também vimos denunciando os obscuros negócios desta camarilha perversa, neoliberal e entreguista aglutinada hoje no Governo dos irmãos Arias Sánchez, no Partido Liberação Nacional, no Movimento Libertário, na Unidade Social Cristã, na União de Câmaras Empresariais e nos principais meios de comunicação do país.

Denunciamos, como o fizemos no 14 de abril de 2005, na Cúpula Social realizada no Teatro Melico Salazar, o golpe de estado técnico que impulsionou uma Sala IV e um Poder Judiciário complacente, ao permitir a reeleição de Oscar Arias. Voltamos a reiterar, hoje, fazendo eco do expressado pelo ex-presidente Luis Alberto Monge, de que, por este golpe “corrupto e vandálico”, este governo é social, política e moralmente ilegítimo, não só pela forma em que Oscar Arias obteve sua candidatura; também pela forma amanhada em que o Tribunal Supremo de Eleições o declarou Presidente da República, apesar de todas as denúncias apresentadas no processo eleitoral passado.

Os grandes negócios que estão em jogo neste momento, no marco do TLC e dos projetos apresentados, requerem destas artimanhas políticas e, hoje, este governo que apenas obteve o voto de 25% do total do eleitorado, nos quer impor um TLC que desmantela nosso Estado Social de Direito.

Chamamos, como Comissão Nacional de Enlace, a redobrar nossos esforços de organização em todas as regiões do país. Este povo utilizará as ruas que é o espaço onde, nestas condições de agressão política-econômica, se constrói a verdadeira participação democrática. Demonstraremos a esta camarilha neoliberal e entreguista que temos as suficientes reservas patrióticas para defender nossa institucionalidade e para emular a gesta heróica de Juan Santamaría, de Juanito Mora, de ALCOA e a do Combo do ICE.

Fazemos um chamado a todas as organizações, setores e regiões para que, em forma unitária, a partir de hoje, comecemos a preparar a grande Greve Geral como ação principal de luta para a derrota definitiva do TLC e dos projetos da agenda de implementação. Trata-se de organizar e impulsionar uma desobediência civil patriótica contra um poder político cada vez mais deslegitimado e corrupto.

Não nos intimidarão com o clima de terror nem com ameaças, como as que vêm fazendo o Governo, seu Ministro da Presidência, as Câmaras Empresariais e os grandes meios de comunicação.

Com a razão de nossas idéias, com a fortaleza de nossas convicções, com a certeza de nossas propostas e com a vitalidade da mobilização popular unitária, derrotaremos o TLC.

NÃO AO TLC!

PREPAREMO-NOS PARA A GREVE GERAL!

NEM UM PASSO ATRÁS!

COMISSÃO NACIONAL DE ENLACE
San José, Costa Rica, 26 de fevereiro de 2007”

Enlaces para ver mais: Noticiário alternativo e galeria de fotos.

Enlace original