"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 21 de março de 2007

8 de Março, Liberdade a Sonia A Guerrilheira

A Agência Bolivariana de Prensa dedicou o 8 de março a prestar uma homenagem à guerrilheira das FARC-EP, Sonia, hoje em uma prisão dos Estados Unidos extraditada por motivos políticos pelo regime de Álvaro Uribe Vélez. “Esse 8 de março emblemático, se configura hoje em Nossa América como dia de homenagem e princípio de luta solidária para Sonia a Guerrilheira, porque: Sonia é justamente dessa classe que em Colômbia expulsam todos os dias à bala e moto serra”, disse a ABP.


Homenagem à mulher


[Por ABP Colombia*]

Esse 8 de março emblemático, se configura hoje em Nossa América como dia de homenagem e princípio de luta solidária para Sonia a Guerrilheira, porque: Sonia é justamente dessa classe que em Colômbia expulsam todos os dias à bala e moto serra; é da classe que põem os números nas estatísticas que definem Colômbia como o terceiro país com maior número de desabrigados do planeta.

Sonia é da classe que os grileiros tradicionalmente tem roubado as terras; é da classe que conhece o rosto da política de terra arrasada; Sonia é da classe que os senhores contratam para suas casas por menos de um salário mínimo; Sonia é da classe em que as mulheres são violentadas pelo exército, em sua indigna luta anti-insurgente.

É da classe que o presidente abraça disfarçando o nojo no período das eleições e que joga o glifosato do Plano Colômbia nas suas cabeças e nas de seus filhos; Sonia é da classe que na Colômbia chamam de insurgente, sempre que um vil assassinato ocorre.

Sonia é da classe sobre a qual todos os dias os meios de comunicação mentem; é da classe que temem que desperte e a afundam na ignorância e na miséria perpétua.

Sonia é da classe que carrega no rosto a tristeza e o egoísmo dos séculos.

É da classe que paga pelas culpas da oligarquia. Hoje, quando a parapolítica chega na Colômbia até mesmo ao presidente, é acusada de narcotraficante, a partir de umas provas espantosamente ridículas.

Se tornou a vítima da intenção desesperada de demonstrar o impossível, o vínculo das FARC-EP com o tráfico de drogas, o principal negócio de Uribe e da classe governante deste país.

Hoje, 8 de março que está terminando com Bush passeando em nosso continente, Sonia representa a classe que sacode as cidades e que transluz em seu espírito a força da história entregando sua existência ao engendramento do novo tempo, libertário e insurgente.

Essa mulher de origem camponesa que ingressa nas filas da força guerrilheira mais antiga do continente, veio de uma vida de necessidades e violências, como guerrilheira de base das FARC-EP representa os imperativos de retorno de tudo que foi tirado do povo, além da dignidade que transborda em uma existência voltada para a luta, em consonância com a justiça e os mais altos ideais da humanidade.

Liberdade para Sonia!!!!!!

Enlace original