"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Lendário general Giap comemora seu 99° aniversário



Por: Susana Ugarte Soler

Hanoi, 25 de agosto.

O general vietnamita Vo Nguyen Giap, heroi da campanha da Indochina contra o colonialismo francês e estrategista da guerra diante dos EUA, comemorou seu 99° aniversário com merecido reconhecimento.

Dirigentes do Partido Comunista (PCV), o governo, o Estado e o Exército Popular do Vietnã visitaram o heróico lutador pela libertação nacional desde a segunda década do século passado.

O Secretário Geral do PCV, Nong Duc Manh, desejou a Giap longa vida e a lucidez de sempre, ao mesmo tempo destacou sua continua contribuição com valiosas opiniões sobre a construção e renovação nacional.

Oriundo da província central de Quang Binh, e inseparável companheiro do presidente Ho Chi Minh, desde a adolescência Giap se incorporou às lutas estudantis e em 1929 fundou a Federação Comunista da Indochina, foi preso e sofreu a perda dos seus próximos nas mãos dos colonialistas franceses.

No inicio da década dos 40, seu encontro com o líder histórico do Vietnã, o tio Ho, marcou a longa luta que seguiu até a libertação definitiva em 1975, e no ano seguinte a reunificação desta nação do sudeste asiático.

Basta mencionar dois marcantes momentos da história nacional ligados ao general Giap: Diem Bien Phu, em 1954, em que se dá a derrota da França colonial na região, e a ofensiva do Tet, em 1968, que detonou o revês do poderoso exército norteamericano pouco tempo depois.