"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Partido Comunista Colombiano rechaça a presença militar estadunidense na Colômbia

A entrega de várias bases militares colombianas, por meio do tratado que o governo de Álvaro Uribe negocia com os Estados Unidos, implica o uso indiscriminado por parte de tropas, aviões e navios de guerra estadunidenses do território, do espaço aéreo e marítimo, em um ato de extrema gravidade que põe a Colômbia no lugar de peão principal do imperialismo no continente.

A entrega destas cinco bases militares é um ato deliberado e intencional que rompe a soberania nacional nos seus quatro pontos cardeais em benefício de propósitos e estratégias alheias aos direitos dos povos. É ademais um ato ilegal porque vai contra princípios constitucionais e não consulta o interesse nacional através dos órgãos do poder público e das instâncias sociais e políticas, que deviam discutir esta flagrante violação à dignidade do povo colombiano.

Por que o máximo segredo em torno desta tenebrosa negociação? Que mais escondem os militares estadunidenses e seus congêneres colombianos? É este o novo trato do governo estadunidense para o continente? O sigilo é mostra clara do nefasto conteúdo do acordo. Washington pretende converter a Colômbia em plataforma de ameaça e agressão contra os governos democráticos de esquerda, que têm obtido vitórias eleitorais e populares em todo o continente, com a vergonhosa cumplicidade de Uribe Vélez, empenhado em ganhar méritos diante de seus amos para legitimar sua segunda reeleição, à custa da prolongação indefinida do conflito contra insurgente.

O Partido Comunista Colombiano se pronuncia contra semelhante decisão, que comporta uma clara traição ao legado bolivariano, em plena comemoração dos duzentos anos do fim da submissão à Espanha. Ao mesmo tempo, chama ao conjunto do povo colombiano, sem distinções de nenhum tipo, a levantar-se com orgulho, dignidade patriótica e latinoamericanidade em rechaço ao golpe militar em Honduras, pela restituição do presidente Zelaya a seu cargo; em exigência de que o Estado colombiano renuncie a toda pretensão agressiva frente a outros Estados irmãos e à política de estender o conflito interno aos países vizinhos.

O Partido Comunista Colombiano apoia os protestos convocados para o dia 28 de julho em Bogotá. Exorta às forças sociais progressistas a levantarem a bandeira da unidade latinoamericana e a irmandade bolivariana como estandarte de uma nova política libertadora e democrática. Chama à maior convergência de forças em torno da busca da paz com justiça social, soberania, diálogo e acordos humanitários.

PARTIDO COMUNISTA COLOMBIANO

Postado por PCB - Juiz de Fora