"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 22 de fevereiro de 2009

Farc entregam menor de idade infiltrada pelo Exército

Decidimos entregar a jovem Angélica Martínez à Cruz Vermelha Internacional e à sua família por esta ser menor de idade, em um gesto humanitário e ao mesmo tempo como forma de exortar a juventude para que não se deixe enganar com as falsas promessas da Brigada Móvel 8. A eles não importa que jovens da região morram no cumprimento de uma missão que não lhe pertence.

ANNCOL


Compartilhamos com os nossos leitores o comunicado das Farc sobre o uso da juventude colombiana na criminosa empreitada da “segurança democrática” de Uribe Vélez
***

A segurança democrática do paramilitar Álvaro Uribe Vélez pressupõe que o exército manipule a consciência da população civil por meio de enganos e falsas promessas, buscando dicas e informações em troca de alguns centavos, promessas de casas e escolas que nunca serão construídas, e como se não bastasse, fazendo com que estas pessoas que se deixaram enganar terminem em um grave problema com a nossa organização revolucionária.

Com a chegada da Brigada Móvel 8 ao município de Planadas algumas pessoas pensaram que eles levavam a solução para todos os problemas sociais que ali existem. Equivocaram-se, o exército só causou problemas à população civil que antes vivia tranquilamente. As estradas se deterioraram, a agricultura na região é um desastre, os camponeses já não podem fazer compras como antes porque o exército lhes proíbe, aumentou o consumo de maconha e cocaína, os assaltos, a prostituição etc.

O exército trata de conquistar algumas moças menores de idade, primeiro como amantes de soldados e de oficiais, e depois as convencem a ingressarem na guerrilha, para fazer trabalho de inteligência e depois desertem levando consigo toda a informação que puderem sobre os trabalhos e movimentos da organização revolucionária. Como estímulo lhes oferecem milhões de pesos, educação na capital e pintam uma vida maravilhosa no estrangeiro. Diante de tanta beleza, ingenuamente algumas caíram no golpe.

Por exemplo, a jovem e estudante Angélica Martínez, da vereda La Unión, foi convencida pelos capitães Alexander Ballesteros e Arles Vásquez a ingressar na guerrilha para desertar depois. A menor de idade, iludida pelas falsas promessas, ingressou na guerrilha onde imediatamente teve seu plano descoberto. Mas isso não é tudo. A Brigada Móvel 8 violou o direito internacional humanitário acerca de menores de idade e população civil nesta guerra fratricida que declarou o miliciano Uribe em todo o país.

Decidimos entregar a jovem Angélica Martínez à Cruz Vermelha Internacional e à sua família, por esta ser menor de idade e como um gesto humanitário. Ao mesmo tempo exortamos a juventude para que não se deixe enganar com as falsas promessas da Brigada Móvel 8, já que eles não se importam que a juventude da região morra cumprindo uma missão que não lhe pertence. A vida não é tão fácil como eles a pintam, o dinheiro não se consegue transformando-se em mula e informante, traindo seus próprios vizinhos, sua família ou o seu povo. É melhor viver como antes, onde não se via tropas do Estado fumando maconha, cocaína e atropelando a população civil.
A juventude e os pais de família devem saber que ser “mula” é alistar-se como ativo participante da guerra. O exército de Uribe põe à juventude da área como bucha de canhão, esses irresponsáveis nada têm a perder. O caso de Angélica Martínez deve chamar a atenção para que nenhuma outra jovem caia nesse erro. A traição tem um preço alto. Trabalhem pelo bem da comunidade, de suas famílias e pela solidariedade entre todos os habitantes da região. Nada de namoros ou amizades com os milicianos uribistas.


COMPANHIA ALFREDO GONZALEZ FARC - EP.
COMANDO CENTRAL ADAN IZQUIERDO.

16 de Janeiro de 2009

Enlace original