"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 22 de fevereiro de 2009

Meu total apoio à greve dos chocoanos

Chocó só recebeu do Estado promessas descumpridas ou mentirosas.

Declaração, Senador Jorge Enrique Robledo, Bogotá, 19 de fevereiro de 2009


O trágico acidente ocorrido há poucos dias na estrada Medellín-Quibdó, conhecida como “Atalho da Morte”, no qual morreram mais de 40 pessoas, esgotou a paciência do meio milhão de chocoanos que se preparam para lançar hoje uma greve cívica departamental em defesa de uma dignidade hoje pisoteada e pelo respeito à sua integridade territorial. Expresso o meu entusiástico apoio ao justo e pacífico protesto e conclamo o restante dos colombianos a solidarizar-se com ele.

O Comitê Cívico pela Salvação e a Dignidade de Chocó levou às autoridades um documento contendo nove itens. Nele, a população reivindica a pavimentação dos 98 quilômetros entre Quibdó e El Siete, nos limites com Antioquia; pavimentação da via Las Ánimas-Santa Cecilia, que une o Chocó com Risaralda e o Eixo Cafetero; construção da via entre Nuquí e Cupirijo; conclusão da via Cartago-Nóvita; dragagem das Bocas del Atrato para facilitar a navegação e controlar as freqüentes inundações; fortalecimento da rede pública de saúde, em estado de lamentável deterioração; interconexão elétrica com o Baudó, La Costa Pacífica, o Médio e o Baixo Atrato e o Baixo San Juán; definir que Belén de Bajirá pertence a Chocó e, por último, devolver a Chocó os recursos pagos sobre as dívidas que correspondiam ao antigo FER.

El Chocou só recebeu do Estado promessas descumpridas ou mentirosas. Causou especial indignação entre os cidadãos as afirmações do presidente Uribe Vélez na sua recente visita à capital do departamento, ao anunciar que o governo central destinaria 70 bilhões de pesos para iniciar a licitação do trecho El Sete - Quibdó, ocultando que no documento Conpes 3536, de 18 de julho de 2008, o governo já tinha se comprometido a doar 130 bilhões de pesos. O que Uribe notificou foi na verdade um corte de quase 100%, mas apresentado de forma cínica aos chocoanos e ao país como um generoso investimento.

Chocó, a região mais discriminada da Colômbia, está em péssimas condições e os índices de fome, pobreza, indigência, analfabetismo, desemprego e mortalidade infantil avançam de forma alarmante, além de ser piores que a média nacional. O setor educativo tem um déficit financeiro que supera os 40 bilhões de pesos e os hospitais estão em estado agonizante. Por isso tem toda a razão o Comitê Cívico quando assevera que o desemprego é um assunto de dignidade humana. Os chocoanos merecem todo o nosso apoio.

Enlace original