"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Libertado o último político em poder das FARC

Prensa Latina

Cali, Colômbia, 5 de fevereiro (PL). Sigifriedo López, o último político retido pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), foi liberado hoje pela guerrilha, tal como anunciado no último 21 de dezembro.

López foi entregue no meio da manhã a uma comissão humanitária encabeçada pela senadora liberal Piedad Córdoba e três delegados do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) em um ponto do departamento do Cauca, no sudoeste do país.

Às 14:05 (hora local), o helicóptero brasileiro com os emblemas da Cruz Vermelha pousou na pista do aeroporto Alfonso Bonilla, da cidade de Palmira, vizinha a Cali, e desembarcaram o libertado e a senadora Córdoba.

Imediatamente se uniu em um longo e comovente abraço com seus filhos Lucas e Sergio, e logo com sua esposa Patricia Nieto.

Também estavam em Nome do governo o Ministro do Interior e Justiça, Fabio Valencia, e outras personalidades, assim como integrantes do comitê Colombianos Pela Paz que o receberam com ramos de flores.

Com a cegada de Sigifriedo López estão concluídas as liberações iniciadas em 1 de fevereiro com a entrega dos policiais Walter Lozano Guarnizo, Juan Galícia Uribe e Alexis Torres Zapata, e do soldado William Dominguez Castro, e na terça do ex-governador do departamento de Meta, Alan Jará.

Esta última etapa começou às 08:50, quando levantou vôo o helicóptero com a comissão humanitária para as selvas de Cauca.

Sigifriedo López, advogado de 45 anos, foi preso com outros 11 deputados em 11 de abril de 2002 pela Frente 30 das FARC em um espetacular ataque à Assembléia Departamental no centro da cidade de Cali.

Desse grupo é o único sobrevivente, pois em 11 de junho de 2007 a guerrilha informou em um comunicado a morte, 10 dias antes, dos demais 11 ex-deputados, por fogo cruzado em um enfretamento com tropas não identificadas.

Nesse momento López se encontrava em outro acampamento da guerrilha, o que permitiu salvar sua vida.

Em 21 de dezembro as FARC anunciaram a libertação dos dois políticos e quatro agentes de segurança em um gesto unilateral de reconhecimento das gestões do Colombianos Pela Paz em favor de um acordo humanitário e uma saída política para o conflito.

Enlace original