"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 28 de março de 2010

01- Papel de mediador do Brasil leva Exército Brasileiro a receber prisioneiros libertos pelas FARC

Um helicóptero do Exército Brasileiro decolou na manhã de hoje de Villavicencio, no centro-leste da Colômbia, para recolher em algum ponto da selva o soldado colombiano Josué Calvo, que será libertado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Em um gesto unilateral, em 16 de abril do ano passado, a guerrilha colombiana decediu libertar dois prisioneiros. O saldo Josué Calvo devido à problemas de saúde, e o cabo Pablo Emilio Moncayo é o mais antigo prisioneiro.

As Farc exigiram do governo colombiano o cumprimento de protocolos de segurança para possibilitar o resgate, de forma a não usarem operações humanitárias de paz como alvos de ataques militares.

A logística brasileira é um dos elementos que ajudam a vencer as desconfianças mútuas entre exército e guerrilha, ainda mais em um momento de acirramento do conflito armado, a dois meses da eleição presidencial.

A bordo do helicóptero com tripulação do Exército Brasileiro, viajarão representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e do grupo Colombianos pela Paz, encabeçado pela senadora Piedad Córdoba.

Dois helicópteros brasileiros foram colocados à disposição da Cruz Vermelha Internacional para a ação. As aeronaves partiram na manhã de sábado (27) de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, e chegaram por volta das 15h30 em Villavicencio.

As negociações são conduzidas pela senadora Piedad Córdoba, que faz oposição ao governo de Álvaro Uribe, e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Do lado brasileiro, participam diretamente da operação apenas militares. Mas as negociações foram orientadas pelo assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.

02- FARC ENTREGAM REFÉM JOSUÉ CALVO A COMISSÃO HUMANITÁRIA

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia entregaram hoje o soldado Josué Daniel Calvo, o primeiro dos dois reféns que a guerrilha pretende libertar de forma unilateral durante esta semana.

De acordo com fontes oficiais de Bogotá, o militar foi solto em um ponto não especificado da selva colombiana, tendo sido recebido pela comissão humanitária comandada pela senadora oposicionista Piedad Córdoba.

Depois de mais de dois anos de cativeiro, o ex-refém chegou ao aeroporto da cidade de Villavicencio às 13h locais (15h no horário de Brasília).

Calvo estava vestido com uma camiseta azul clara e uma calça esportiva e desceu do avião apoiado em um pequeno bastão. Ele foi recebido por seus pais na pista de aterrissagem. O militar então se dirigiu a uma sala reservada, onde se reuniu com outros parentes e foi saudado pelo comissário do governo colombiano para a Paz, Frank Pearl.

O Exército do país determinou que Calvo fosse levado ainda na tarde de hoje a um hospital, para ser submetido a exames médicos

Também fizeram parte do grupo de resgate representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e da Igreja Católica. Além deles havia um médico, que tinha a função de avaliar o estado de saúde de Calvo.

"No dia de hoje, em meados da tarde, em uma zona rural do departamento [estado] de Meta, o soldado Josué Daniel Calvo foi entregue pelas Farc", relatou um comunicado divulgado pelo CICV.
A organização agradeceu ao Brasil pelo apoio logístico no resgate -- os dois helicópteros usados pela comissão foram disponibilizados pelas Forças Armadas nacionais --, bem como ao governo colombiano, à força pública deste país e a pessoas que contribuíram para facilitar a operação.
Na próxima terça-feira, a mesma comissão humanitária partirá para a cidade de Florencia, 586 quilômetros ao sul de Bogotá, para recolher o sargento Pablo Emilio Moncayo, sequestrado há 12 anos e que também será libertado pelas Farc.


Fontes: ANSA e www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com