"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 18 de março de 2010

Colômbia: OEA denuncia irregularidades em eleições legislativas

(AFP) –

BOGOTÁ — Uma missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) que supervisionou as eleições legislativas de domingo na Colômbia denunciou nesta terça-feira que houve compra de votos, circulação de dinheiro e desrespeito ao voto secreto, destacando, por outro lado, que o pleito ocorreu com tranquilidade.

A compra de votos foi constatada por membros da Missão de Observação Eleitoral da OEA nos departamentos (estados) Atlántico, Bolívar, Magdalena (norte), Cundinamarca (centro), Nariño (sul, fronteira com o Equador) e Norte de Santander (noroeste, fronteira com a Venezuela), informou um relatório entregue à imprensa.

"Essa prática não se concentra em um só partido", disse o chileno Enrique Correa, chefe da missão, em uma coletiva de imprensa.

Segundo Correa, a compra de votos não apenas ocorreu com dinheiro, mas também mediante à oferta de alimentos e bolsas de estudos, ao destacar casos específicos que os membros da missão observaram nos municípios de Palermo (Magdalena), Magangué (Bolívar) e Soledad (Atlántico).

Em diversas localidades do departamento de Cundinamarca, os observadores da OEA constatam que se pagava um sanduíche e 20 mil pesos (10 dólares) por voto, segundo o relatório.
A OEA também chamou a atenção para a falta de garantias logísticas para preservar o voto secreto, o que, segundo Correa, favorece a compra.

"O voto secreto não foi preservado devidamente em um número importante de recintos eleitorais", declarou o relatório, pedindo ao governo que melhore essa estrutura.
Sobre as eleições, a OEA advertiu que "a transmissão telefônica dos dados preliminares não conta com um sistema eficaz de autenticação, verificação e auditoria, gerando assim um risco de distorção".

Também lamentou a falta de capacitação por parte dos jurados e pediu que os mecanismos de votação fossem simplificados, para não prejudicar o voto de pessoas com nível educacional mais baixo, completou Correa.

Finalmente, a missão destacou a tranquilidade em que as eleições ocorreram, ao indicar que "os atos terroristas foram reduzidos em 86% e a violência política, em 100%".