"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 21 de abril de 2010

ALBA acorda consolidar a soberania e avançar rumo ao Socialismo.

Fonte: Prensa Latina.

Os países da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA) acordaram ontem na Venezuela consolidar sua integração em soberania em aras da construção do caminho rumo ao Socialismo.

Como ponto final da IX Cimeira do Bloco fundado em 2004, celebrada nessa capital, os chefes de Estado e Governo de Antígua e Barbuda, Bolívia, Cuba, Dominica, Equador, Nicaragua, São Vicente e as Granadinas e Venezuela, ratificaram esses objetivos mediante o documento titulado "Manifesto de Caracas Consolidando a Nova Independência".

Segundo a Declaração do Fórum, os esforços da ALBA estão motivados pelas lutas
independentistas iniciadas há 200 anos e, pela vontade e o legado de seus próceres.

Através do texto, os dirigentes consideraram que o logro das metas traçadas passa por alcançar a justiça plena e se liberar do intervencionismo estrangeiro e a submissão a mandatos imperiais.

Plasmaram, também, a decisão de continuar promovendo a defesa dos direitos humanos, o meio ambiente e a construção de uma base econômica independente desenvolvida e socialista com o Sucre (instrumento de pagos) as empresas gran-nacionais e o Bando da ALBA, entre
outras iniciativas. O Documento reflete ademais, a vontade do constituir os países da ALBA como um espaço de igualdade, melhor-estar social e superação da pobreza.

Para capitalizar tão ambicioso projeto social, as oito nações acordaram impulsionar mais os programas de saúde, educação e atenção aos portadores de necessidades espaciais.

No Manifesto de Caracas ficou clara a necessidade de impulsionar desde os governos a articulação dos movimentos sociais e a instalação do Conselho de Movimentos Sociais, prévio estabelecimento dos capítulos nacionais em cada país.

A Declaração conjunta insta a realizar ações políticas encaminhadas a denunciar a hipocrisia e o dupla moral mostrada nas relações internacionais pelos Estados Unidos e algumas nações européias.

Mediante o Manifesto, fixou-se a convocatória à Cimeira ALBA-TCP com autoridades indígenas e afro-descendentes, prevista em Imbabura, Equador, para os dias 3 e 4 de junho próximo.

Também, destacaram a decisão de criar a Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos e, ofereceram seu apoio a Venezuela como sede em 2011 de uma Cimeira para sua fundação.