FARC dispostas à troca de opiniões
O Secretariado do Estado Maior Centra das FARC-EP
Comunica:
1. Liberados o Sargento Pablo Moncayo e o soldado Josué Daniel Calve e, entregados os resto do Tenente Coronel Julián Guevara temos mostrado com total transparência nossa vontade e decisão de acordar com o governo nacional uma troca de prisioneiros de guerra.
2. Apesar de ter sido feito o pronunciamento do Presidente manifestando sua disposição à troca, no ocaso de seu mandato, tendo fracassado na sua estratégia de resgato militar, e dos discursos cheios de ameaças de morte aos Comandantes da Guerrilha, temos plena disposição de intercambiar opiniões e propostas para assinar acordos de troca que possibilitem a liberação dos prisioneiros das duas partes e abra portas na busca de acordos de paz.
3. Em diversas oportunidades temos indicado o tipo de circunstâncias de modo, tempo e lugar que devem rodear um encontro do governo e as FARC-EP para falar de troca, mas só temos escutado negativas, em lugar de propostas alternativas que evidenciem plena disposição oficial e garantias, para conversar sem os apertos da confrontação.
4. As famílias dos prisioneiros de guerra, os guerrilheiros e os integrantes da força pública estão, junto a todo o país, pendentes de uma demonstração presidencial real, não retórica, que facilite a liberdade de todos eles.
Compatriotas,
Secretariado do Estado Maior Central das FARC-EP
Montanhas de Colômbia, abril 4 de 2010
Ano Bicentenário do Grito de Independência