"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 6 de abril de 2010

FARC dispostas à troca de opiniões

O Secretariado do Estado Maior Centra das FARC-EP

Comunica:

1. Liberados o Sargento Pablo Moncayo e o soldado Josué Daniel Calve e, entregados os resto do Tenente Coronel Julián Guevara temos mostrado com total transparência nossa vontade e decisão de acordar com o governo nacional uma troca de prisioneiros de guerra.

2. Apesar de ter sido feito o pronunciamento do Presidente manifestando sua disposição à troca, no ocaso de seu mandato, tendo fracassado na sua estratégia de resgato militar, e dos discursos cheios de ameaças de morte aos Comandantes da Guerrilha, temos plena disposição de intercambiar opiniões e propostas para assinar acordos de troca que possibilitem a liberação dos prisioneiros das duas partes e abra portas na busca de acordos de paz.

3. Em diversas oportunidades temos indicado o tipo de circunstâncias de modo, tempo e lugar que devem rodear um encontro do governo e as FARC-EP para falar de troca, mas só temos escutado negativas, em lugar de propostas alternativas que evidenciem plena disposição oficial e garantias, para conversar sem os apertos da confrontação.

4. As famílias dos prisioneiros de guerra, os guerrilheiros e os integrantes da força pública estão, junto a todo o país, pendentes de uma demonstração presidencial real, não retórica, que facilite a liberdade de todos eles.


Compatriotas,

Secretariado do Estado Maior Central das FARC-EP

Montanhas de Colômbia, abril 4 de 2010

Ano Bicentenário do Grito de Independência