"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 17 de abril de 2010

A Senadora Piedad Córodaba se pronuncia sobre os cargos em sua contra.

Fonte: ANNCOL

O governo de Uribe tem pretendido por todos os meios desqualificar o trabalho social e humanitário da Senadora liberal. Como não tem encontrado argumento legal algum, então, recorre, mais uma vez, a ordenhar o computador do Comandante Raúl Reyes, assassinado por ordens de Bogotá.

A seguir o documento de Piedad:

Ante a notificação, através de meu apoderado, dos cargos que me formulou a Procuradoria Geral da Nação, por supostos vínculos com grupos por fora da lei, comunico-lhe à opinião pública:

1. Nunca tive nem tenho vínculos com grupos por fora da lei. Não sou promotora nem colaboradora das FARC.

2. Durante minha atuação como Congressista (primeiro na Câmara de Representantes e desde 1994 no Senado), sempre lutei pela defesa dos Direitos Humanos e pela busca da solução negociada do conflito armado que se alastra desde há décadas. Essas ações não me convertem em promotora da luta armada. Meus esforços têm sido dirigidos, principalmente, a buscar que a população não seja afetada pelo conflito e, a que desapareça a prática do seqüestro.

3. Todas minhas atuações como facilitadora das liberações de seqüestrados em poder das FARC e, do Acordo Humanitário, têm sido cumpridas acatando sempre as normas legais e, com expressa autorização do governo nacional. Até esta data, desconheço pronunciamento algum do governo nacional no sentido de que minha atividade de facilitadora haja ultrapassado os limites das autorizações.

4. Estou pronta para acudir à Procuradoria e dar as explicações pertinentes e, aportar os meios probatórios que desvirtuem os cargos formulados. O direito fundamental de qualquer pessoa a expressar livremente suas opiniões, não pode nem deve ser sancionado.

5. É dever da Procuradoria Geral oferecer todas as garantias legais para o exercício de meu direito à defesa e, assim o exijo expressamente.

PIEDAD CÓRDOBA RUIZ
Senadora da República.
Paris, 16 de abril de 2010