"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 19 de abril de 2010

A Grande Festa Pátria

Hugo Rafael Chávez Frías

Fonte: www.abn.info.ve

I. "Antes da peruca e a casaca / foram os rios, rios arteriais", nos lembra Neruda em seu Canto Geral, em seu Amor América: são os rios arteriais que hohe teêm voltado converetidos em povos, como foi esse desborde de paixão e vida, muita vida, que encheu a terça-feira 13 a Avenida Bolívar de Caracas em conmemoração do resgate da Revolução Bolivariana, aquele glorioso 13 de abril de 2002. Rio de vida, rio de sonho, rio de dignidade, rio de Pátria que aquela vez quebrou os diques que a tirania fascista e a canalhice midiática, seguindo as ordens de seus amos do Norte, queriam impor-lhe para dominá-lo eternamente.

Tal e como o disse o domingo passado em "Aló Presidente", gostaria hoje de reiterá-lo: 11 de abril, ficas-te gravado em nossa historia com uma lágrima e com uma gota de sangue, com uma dor aqui no coração, aqui na alma, mas mais lá da dor, como disse Alí Primera:
"Fogo com choro é vapor, vapor com vento não é nada, se vá, como chuva voltará para começar a semeadura.

Garoto passa-me os fósforos que essa madeira vai arder (...) esse fogo iluminará o caminho pra onde haverá que partir, pra onde vai ser, cantar e cantar até que a vida se volva um cantar e nosso combate uma só canção."

Isso mesmo foi aquele despertar do 13 de abril de 2002: choroo com fogo convertido no poderoso vapor que impulsionou nosso povo para o combate feito uma só canção, com a consciência certa do rumo ao qual se dirige esta gigantesca nave onde todos estamos embarcados como um só povo: pela via do Socialismo, rumo a nossa independência definitiva.

Mais de 30 mil milicianos e milicianas foram juramentados na terça-feira passada, na Avenida Bolívar, no Dia da Milícia, Dia do Povo em Armas e Dia da Revolução de Abril, que celebramos todos os 13 desse glorioso mês nosso, para dar continuidade a uma gesta popular que, semeada em nossas almas e corações, será a colheita pátria dos anos por vir.

Bem disse fazendo suas as palavras de Martí, Imar Ágreda, essa fervorosa miliciana da Unefa que soube plasmar o sentimento de todos seus companheiros e companheiras: "...vale mais um minuto de pé que uma vida de joelhos".

É esse entusiasmo patriótico o que tem mobilizado milhares de compatriotas a ficar de prontidão junto a outros componente de nossa Força Armada Bolivariana. Se há oito anos o povo desarmado junto a seus soldados derrubou a ditadura em menos de 72 horas, agora esse mesmo povo armado se forma e prepara na nova doutrina da defesa e da guerra de todo o povo para desencadear outro 13 de abril, se os inimigos da Pátria se atrevem a tentar mais uma vez contra nossa República. Essa é a razão pela qual me faço eco do dito por Simón Rodríguez em sua extraordinária defesa de Bolívar em 1830: "Idéias e Milícias...Que criação!

II

Na Quarta passada estivemos sob o sol de Sandino: na amada Nicaragua volcanica; navegando pelo grade rio arterial que é seu povo em companhia do Comandante Daniel Ortega e de sua esposa Rosario Murillo.

Quanto amor, quanto carinho de sua gente nas ruas: no Mercado Oriental, em Porto Allende, em todas partes. Foi um vulcão de paixão que nos banhou para comprometer-nos ainda mais, porque amor com amor se paga. Esta é a razão pela qual assinamos um conjunto de documentos encaminhados a fortalecer a cooperação bilateral em áreas de importância chave como saúde, energia, alimentação e turismo. Demos forma a uma nova equação de cooperação para elevar e estender seu nível, o que nos levou a revisar a refineria em construção, que para 2015 começará a processar 100 mil barris diários de petróleo venezuelano.

"Se pequena é a Pátria, alguém grande a sonha" dizia Rubén Dario. E a Pátria hoje, já não é só Nicaragua ou Venezuela, porque como disse o ilustre bispo brasileiro Helder Câmara: "Quando sonhamos sozinhos / é só um sonho/ quando sonhamos juntos/ é o começo de uma realidade" E essa realidade, no presente, é a Pátria Grande.

III

Graças a nossa fraternidade com a Cuba revolucionária e porque temos aprendido a sonhar juntos e em grande, a Missão Bairro Adentro arribou na Sexta-feira passada a seus 7 anos de existência: 7 anos cambiando radicalmente a realidade da grande maioria dos venezuelanos que hoje contam com um Sistema de Saúde em constante crescimento e consolidação

Bairro Adentro, gostaria de reiterar, é um feito sem precedentes na história da humanidade: uma realidade que só pode ser possível dentro do Socialismo.

"... Assim, armado de amor, venho a ocupar meu posto em esse ar sagrado, carregado das sais do mar livre e do espírito potente e inspirador dos homens egrégios; a pedir venho aos filhos de Bolívar um posto na milícia da paz", dizia Marti em um discurso com motivo de sua chegada em Venezuela em 1881. Têm sido milhares e milhares as médicas e médicos cubanos que chegaram a nossa Pátria para formar uma milícia de paz, de amor de vida, de saúde, superando todos os ataques da oligarquia e seus meios de comunicação.

Bairro Adentro, como Missão Socialista, é a base, o pilar fundamental do Sistema Público Nacional de Saúde. Cada dia são mais os médicos venezuelanos que se integram nessa milícia da vida e, hoje são dezenas de milhares os estudantes que se preparam para conformar os novos batalhões de amor para continuar levando saúde a todos los cantos da Venezuela e de Nossa América.

IV.

Quando estas linhas sejam publicadas estaremos apenas a umas horas da grande festa pátria bicentenária.

A próxima Segunda- feira começa uma nova era que devemos fechar, com broche de ouro no ano de 2030, conquistando nossa Independência Definitiva.

Unamo-nos para fazer nosso aquele grito
libertário de 1810 que nunca mais deve calar.

Feliz Bicentenário da Independência para todas e todos. Feliz comemoração dos 200 anos de batalha!!!

Pátria Socialista o Morte!!!