"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 21 de maio de 2007

Reyes: Outra farsa de Uribe

O membro do Secretariado das FARC, Raúl Reyes, responde a uma pergunta de ANNCOL sobre o oferecimento do presidente Álvaro Uribe Vélez de liberar guerrilheiros das FARC. “É outra farsa de Uribe”, diz o curtido comandante da guerrilla.

Lutando pela Nova Colômbia


[ANNCOL]

O membro do Secretariado Nacional das FARC, comandante Raúl Reyes, respondeu a ANNCOL sobre a posição que essa organização insurgente havia adotado sobre o recente pronunciamento do presidente Álvaro Uribe e sobre as falsas expectativas geradas no exterior sobretudo com os países amigos do intercâmbio.

Reyes – “Não queremos fazer o jogo a Uribe falando de sua farsa sobre a liberação de 300 guerrilheiros, com o qual pretende antes de tudo estender outra cortina de fumaça para proteger-se do furacão denominado Narco-para-política. Quando nas FARC seguimos esperando o despejo dos municipios para iniciar as conversações sobre o ocorrido.”

Deve-se apontar que as FARC-EP insistiram no despejo dos municipios de Pradera e Florida no departamento do “Valle del Cauca”, como local de encontro para discutir sobre a entrega dos prisioneiros de guerra de parte e parte. Também mostrou sua disposição de que esta zona de despejo sirva de cenário para um encontro com o senador Farr e outros parlamentares americanos que manifestaram seu interesse em dialogar com as FARC.

O governo do presidente Álvaro Uribe Vélez mantém ao contrário sua posição de não realizar o despejo dos municipios solicitados e ordena cada tanto quando a ocasito assim requer o ‘resgate militar’ dos prisioneiros no poder das FARC, ordens que foram impossíveis de cumplir até agora.

Enlace original