"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 17 de maio de 2007

Uribe recruta paramilitares em Buenaventura

Denuncia o Comando de Ocidente das FARC em mensagem oficial remetida à redação de ANNCOL. Igualmente detalha as diferentes ações de suas unidades do centro e sul-ocidente colombiano nos três primeiros meses do ano em curso. Contradizem as informações do regime de Uribe Vélez de que a Colômbia é “um remanso de paz”.


Guerrilheiros da “Jacobo Arenas” na cordilheira central da Colômbia




[ANNCOL]

Para escutar o Advogado Paul Wolf, sobre Simon e Sonia, clique aqui.


Para conhecimento de nossos leitores, damos a conhecer partes do 2007.


Denuncia o Comando de Ocidente das FARC em mensagem oficial remetida à redação de ANNCOL. Igualmente detalha as diferentes ações de suas unidades do centro e sul-ocidente colombiano nos três primeiros meses do ano em curso. Contradizem as informações do regime de Uribe Vélez de que a Colômbia é “um remanso de paz”.

***

Unidades do centro e sul-ocidente:

Bloco Móvel Arturo Ruiz, Comando Conjunto Adán Izquierdo, Comando Conjunto de Ocidente e Coluna Móvel Jacobo Arenas, FARC-EP.

Janeiro 14, fustigada patrulha do exército em veredas Venadillo e Pedregal de Caloto, Cauca. R: 2 soldados feridos.

Janeiro 21, fustigada com artilharia patrulha do exército em El Tierrero, de Caloto, Cauca.

Janeiro 23, fustigada patrulha de exército em El Trapiche, de Toribio. R: 1 soldado morto, 1 ferido. No mesmo dia se fustigou ao exército com artilharia em Toribio.

Janeiro 25, fustigada com franco atiradores patrulha do exército em El Credo, Caloto. R: 1 soldado morto. Próprios: um guerrilheiro ferido.

Janeiro 26, combates com o exército na La Esperanza, em Ricaurte-Nariño.

Janeiro 27, combates com exército em Bogotá Chiquito, vereda de Ricaurte. R: 1 soldado morto e 1 ferido. No mesmo dia, detonado minado a exército em vereda Palduví, de Ricaurte. No mesmo dia, franco atiradores deram baixa a dois soldados em Palduví.

Janeiro de 2007 no Porto de Buenaventura: patrulhamentos diurnos e noturnos nos bancos marginalizados e distribuição de propaganda. Em diferentes enfrentamentos morreram 6 paramilitares, 2 policiais e 2 infantes de marinha. A reação de Álvaro Uribe foi embromar a dezenas de jovens que recolhem em microônibus a trabalhem obrigados com os paramilitares da região.

No bairro La Independencia, ativadas duas bombas na passagem de caminhão de polícia. R: dadas baixa a 15 policiais.

Fevereiro 2, combates com frotinha de 8 helicópteros em vereda Vallenato, município de Tumaco, Nariño. R: um helicóptero derrubado. Caiu na vereda El Candil.

Fevereiro 6, avariadas 2 avionetas policiais na vereda El Playón, Tumaco. Fustigada com franco atiradores e artilharia patrulha do exército, em El Trapiche, Toribío. Emboscada patrulha de polícia em Buenaventura. R: um policial morto, 5 feridos.

Fevereiro 7, fustigado exército em El Damián, Toribío. Fustigada polícia contraguerrilha no bairro Sequia Honda, de Buenaventura. Uma hora depois se detonou bomba à passagem de uma patrulha. R: 2 policiais mortos, 6 feridos.

Fevereiro 8, ativado campo minado a comboio do exército em El Pedregal, Caloto. R: um carro do comboio avariado e número de baixas sem determinar. Fustigada com foguetes base do EMCAR em Altaquer, município de Ricaurte. No mesmo dia, se combateu com o exército na ponte La Ensillada, município de Ricaurte.

Fevereiro 11, enfrentamentos com patrulha de infantaria de marinha que reage escondendo-se nas casas civis. R: 2 infantes de marinha feridos.

Fevereiro 12, enfrentamentos no bairro Juan XXIII, entrada de Buenaventura, com patrulha de infantaria de marinha por uma hora. R: 2 infantes de marinha feridos. Ativado explosivo a exército em La Virgem, Altaquer, município de Barbacoas, Nariño. R: 2 soldados mortos, 4 feridos.

Fevereiro 13, detonado minado a patrulha do EMCAR no sítio La Armada, sobre a via Pasto – Tumaco. R: 1 patrulha destruída, 5 policiais mortos, entre eles, um major, 4 feridos.

Fevereiro 14, ativado minado no sítio La Invasión de Altaquer – Barbacoas.

Fevereiro 17, logo após 1 hora e meia de combates, se tomou por assalto acampamento militar em Belén de Upangadó, município de Pizarro Chocó. R: 3 paramilitares mortos, número indeterminado de feridos. Recuperado: 1 metralhadora M-60, 4 fuzis AK-47, dois M-79 com 5 granadas, 2.500 cartuchos de diferente calibre, 6 provedores, 2 granadas de fragmentação, 5 rádios e material de intendência. Das 17 até às 18:30 se combateu com os paramilitares em Gijua, Chocó.

Fevereiro 24, combates com paramilitares no sítio El Cocal, corregimento de Sánchez. R: 1 paramilitar morto, dois feridos.

Fevereiro 25, fustigado com artilharia posto de polícia de Toribío, Cauca, por 2 horas. R: 1 policial morto, 1 ferido.

Fevereiro 26, fustigada patrulha do exército no Cemitério de Toribío. R: um soldado morto.

Fevereiro 28, combates por duas horas com frotinha de 6 helicópteros em vereda Las Mercedes, Tumaco. Fustigada patrulha de polícia em Caña Brava, em Satinga Nariño. No mesmo dia, se fustigou patrulha do exército no município de Satinga.

Março 1º, combates em três lugares diferentes sobre a via Tumaco – Pasto. R: 3 militares mortos, dois feridos. Destruída uma tanqueta e avariadas duas mais. Próprios: um guerrilheiro ferido.

No mesmo dia, se combateu com lanchas da armada em vereda Chimbuza, município de San José, Roberto Payán, Nariño. R: dois militares mortos. No mesmo dia, se fustigou com morteiro base do exército em Guantal, quilômetro 54, via Tumaco – Pasto. Detonou-se carga explosiva a posto de polícia do município de Barbacoas, Nariño. R: 2 policiais feridos. No mesmo dia, se detonou carga explosiva a posto de polícia de Magüi Payán. R: 2 policiais mortos, 3 feridos. No mesmo dia, se combateu contra desembarcos no Rosario, município de Satinga.

Março 2, combates com tropas helicoportadas em vereda Pulvisa, município do Charco, Nariño. R: 1 avioneta avariada.

Março 2 e 3, combates em Chimbuza – San José Roberto Payán com infantaria de marinha. R: 4 militares mortos.

Março 3, ativado minado a comboio militar em sítio Chambú, em Ricaurte, Nariño. R: tanqueta avariada, dois soldados mortos.

No mesmo dia, combates com policiais em sítio Ospina Pérez, de Ricaurte. R: 1 policial morto, 1 ferido.

Março 3, fustigaram-se paramilitares em El Cocal. No dia 5, caíram em minado. R: 4 paramilitares mortos, 1 ferido. Também se combateu com tropas helicoportadas no sítio Doradillo, margem do Rio Patía, município de Magüi. R: 1 helicóptero avariado.

Março 7, se fustigou patrulha militar em sítio Punta de Barco margem do rio Patía.

Março 8, atacados dois caminhões do exército com explosivos em Argelia, Cauca. R: 5 militares mortos, 15 feridos, um caminhão destruído e outro semidestruído.

Março 9, se instalou reserva na via Pasto – Tumaco, sítio Cuesbi. Simultaneamente se fustigou base do EMCAR no sítio Ospina Pérez, de Ricaurte. No mesmo dia, se combateu com a polícia sobre a mesma via. R: 1 policial morto. No mesmo dia, fustigada reserva na mesma via, sítio La Carbonera, município de Barbacoas, Nariño.

Mesmo dia, combates com exército no sítio Palpis sobre mesma via. R: 1 tanqueta e dois carros de transporte avariados, 1 soldado morto, 5 feridos. A via esteve paralisada durante todo o dia.

Março 9, ativado minado à passagem de patrulha do exército na via Argélia – Balboa – vereda La Floresta. R: 5 soldados mortos, entre eles, um oficial, 3 soldados feridos, 3 caminhões semidestruídos.

Março 10, combates com paramilitares em vereda Taitán e Sidón, município de Cumbitara, desde as 08:00 até às 17:00. R: 6 paramilitares mortos, 8 feridos. Mesmo dia, combates com infantaria de marinha em El Aserrío, município de La Tola. R: 4 soldados mortos, dois feridos. Mesmo dia, se fustigou com foguetes base militar do município do Charco. R: 1 soldado morto, 1 ferido.

Março 11, às 06:00 no bairro La Inmaculada de Buenaventura, se ativou bomba e destruiu robô antiexplosivos. Mesmo dia, no corregimento de Montebello, em Cali, se atacou patrulha da polícia. R: 4 policiais mortos, 3 feridos, entre eles, um major. Próprios: dois feridos leves.

Março 16, combates com exército durante 4 horas no sítio La Varazón, município de Samaniego, Nariño. Combateu-se com a aviação por 2 horas no mesmo sítio. R: 4 soldados mortos, 5 feridos. Próprios: dois guerrilheiros feridos.

Março 17, combates com paramilitares durante 5 horas no sítio Bocas de Iscuandecito, Nariño. Desconhecem-se baixas. Próprios: um ferido.

Março 20, combates com exército em vereda Tallariví, município de Cumbal, Nariño. Mesmo dia, se detonou minado no mesmo sítio. R: 2 soldados mortos, 3 feridos.

Março 21, franco atiradores Dream baixa a soldado em La Planada, de Samaniego.

Março 22, combates com infantes de marinha em sítio Taija, município o Charco. Mesmo dia, se combateu durante 4 horas em Taija.

Março 23, combates em Taija. R: 3 infantes mortos.

Março 24, ativado minado à patrulha do exército em La Carbonera, de Barbacoas, Nariño. R: 32 militares mortos, 2 feridos.

Março 25, fustigados por duas ocasiões infantes de marinha em El Rosário, município do Charco. R: 3 infantes de marinha mortos. No mesmo dia, fustigados os paramilitares em Taitan, em Cumbitara.

Março 26 e 27, fustigado exército em sítio Bolívar, município de Satinga. No mesmo dia, combates com infantes de marinha em San Pedro, município de La Tola. Resultados: 2 infantes mortos. Recuperados 2 fuzis Galil 2.23 com 6 provedores e 200 tiros para os mesmos. Mesmo dia, combates por duas horas com infantes de marinha em sítio El Salto del Magdalena, município de La Tola. R: um capitão da infantaria de marinha e dois infantes mortos.

Março 29, combates com exército em sítio La Varazón, município de Samaniego Nariño. SDR. Detonou-se um minado. SDR. Fustigada patrulha de infantes de marinha, em sítio Polita, município do Charco Nariño, das 13:00 até às 13:30 e das 15:00 até às 15:40 horas. SDR. PTSN.

Março 30, das 14:00 até às 16:00 horas se fustigou patrulha de infantes de marinha, sítio Taija – Pulvusa, do Charco – Nariño. SDR. PTSN. Das 16:00 até 17:00 fustigados paramilitares em sítio Taitan, de Cumbitara – Nariño. Desconhecem-se baixas inimigas PTSN.

Março 31, às 13:00 horas fustigada patrulha do exército em sítio Las Lajas, em Satinga – Nariño, pelo espaço de 15 minutos. SDR. PTSN. Das 17:00 até às 20:00 se combateu com paramilitares e exército do batalhão Boyacá, em sítio La Roncadora, de Cumbitara – Nariño. SDR. Próprios: 2 feridos.

Abril 1, às 08:00 horas, um comando da 29 frente fustigou patrulha militar na vereda Bolívar, em Satinga, pelo espaço de 10 minutos. Desconhecem-se baixas inimigas PTSN. Às 14:00 até às 15:00 se combateu com paramilitares e exército no sítio Nulpi, município de Cumbitara. Desconhecem-se baixas inimigas PTSN.

Às 17:00 até às 18:00 se combateu com infantes de marinha vereda Pulvusa. Resultados: 3 infantes de marinha mortos PTSN.

Abril 2, das 16:00 até às 18:00 se combateu com infantes de marinha, sítio Pulvusa. SDR. PTSN.

Abril 3, das 06:00 até às 06:30 horas, fustigada patrulha de infantes de marinha em vereda Triviño, El Charco – Nariño. Resultados: 2 infantes de marinha mortos PTSN.

Guerrilheiros do Bloco Móvil

Janeiro 4, patrulha do exército entrou em campo minado no páramo de Los Alpes de Florida – Valle. R: 2 soldados mortos. Janeiro 5, combates com exército e paramilitares nas bocas do rio Garrapatas. R: 3 soldados mortos, 1 ferido.

Janeiro 14, instalou reserva em sítio Villa Hermosa (Valle) e queimaram 5 carretas.

Janeiro 17, se emboscou e ativou explosivo a caminhão que transportava exército em El Llanito, via Florida – Miranda, Valle. R: baixas militares sem determinar. Mais tarde, morreram expertos antiexplosivos, que desativavam outro minado.

Janeiro 18, fustigou-se patrulha do exército em El Horno, corregimento de Monteredondo, em Miranda – Cauca. No mesmo dia caíram em duas minas. R: 2 mortos e 2 feridos.

No mesmo dia chocou com patrulha do exército em Las Brisas, Florida – Valle.

Janeiro 20, comandou, penetrou e fustigou a patrulha do exército em Las Brisas, município de Florida, Valle. A mesma patrulha deu morte a dois civis de Vallecito, corregimento de Santo Domingo e logo depois os apresentou como guerrilheiros mortos em combate.

Janeiro 22, tropas caíram em minado em Las Brisas. R: um soldado morto e um ferido. E em outro minado, no páramo de Los Alpes, de Florida Valle. R: 2 feridos.

Janeiro 24, soldados do exército caíram em minado sítio Los Alpes de Florida. R: um soldado morto, um ferido. Combates com paramilitares em bocas do rio Garrapatas. R: 6 paramilitares mortos, 6 feridos. Recuperado motor 40.

Fevereiro 2, comando chocou com exército em Monte Loro, Valle.

Fevereiro 4, combates com exército em sítio López. R: um helicóptero avariado.

Fevereiro 8, combates desde as 16:00 até as 17:30 horas com paramilitares em sítio Santa Rosa, rio Garrapatas. R: 4 paramilitares mortos, 6 feridos. Recuperadas 3 cartucheiras de coro para PKM e uma granada 60mm.

Fevereiro 7 e 12, patrulha do exército caiu em minados no páramo de Los Alpes, em Florida Valle.

Fevereiro 9, golpe de mão contra 3 soldados no corregimento de La Marina, de Tulúa. Recuperados: 1 metralhadora M-60 com uma cartucheira, dois fuzis Galil 556 com toda a dotação e 4 granadas.

Fevereiro 15, choques com exército em Los Alpes de Florida.

Fevereiro 17, se fustigou exército em Pueblo Nuevo, Florida Valle.

Fevereiro 20, emboscada patrulha do exército em Tairona, entrada ao município de Florida. R: 4 soldados mortos, 11 feridos.

Fevereiro 22, ativado campo minado a exército em La Roblera, município de Buga. R: 2 suboficiais e 3 soldados mortos e 6 feridos.

Março 2, se fustigou patrulha do exército, em Miranda, Cauca.

Março 4, tropas do exército caíram em minado em vereda Miravalle, município de Florida. R: 1 soldado morto, 1 ferido. Também foi fustigada patrulha na mesma vereda. Resultados: um soldado morto.

Março 10, se fustigou patrulha a infantaria de marinha em sítio Los Tanques, sobre o quilômetro 18 via ao mar. R: 1 militar morto, 2 feridos. No mesmo dia, fustigada patrulha do exército no sítio Gallinero, sobre a via Cabal Pombo.

Março 15, se fustigou patrulha do exército em sítio La Altamira de Florida Valle. R: 2 soldados feridos. Também caíram em duas minas. R: 2 soldados mortos, 2 feridos.

Março 16, se ativou minado à passagem do exército em El Retiro, de Pradera Valle. R: 1 cabo e 2 soldados mortos, 2 feridos. Também se ativou minado à passagem de patrulha de polícia na cabeceira municipal de Florida. R: 3 policiais feridos, o carro avariado.

Guerrilheiros da Coluna Jacobo Arenas

Fevereiro 18 e 19, fustigamentos a exército em Jambaló. R: 1 soldado ferido.

Fevereiro 25, combates com exército durante 2 horas em vereda Santa Rita, de Toribío Cauca. Nota: estas tropas são as que se fazem passar pelas chamadas Águilas Negras que têm torturado e assassinado a vários indígenas. R: um soldado morto, 2 feridos. Próprios: um guerrilheiro morto. Detonado minado a patrulha da polícia na via Caloto Corinto, vereda Bodega. R: um policial morto, 4 feridos, uma camioneta semidestruída.

Fevereiro 27, instalada reserva por duas horas em La Panamericana, sítio El Descanso.

Março 1, fustigado posto de polícia de Siberia, em Caldono Cauca. R: um policial morto. Fustigado exército em La Vereda 20 de Julio, município de Caldono, com artilharia e fuzilaria. R: 2 soldados feridos.

Março 7, instalada reserva por 8 horas na via Panamericana, sítio El Descanso, de Caldono. Combateu-se com o exército.

Março 8, fustigado posto de polícia de Siberia, município de Caldono. R: 1 policial ferido. Mesmo dia, se fustiga por três ocasiões, com fuzilaria e artilharia ao exército localizado na Vereda El 20, município de Caldono, e também fustigado na vereda El Azul, de Caldono.

Março 12, fustigado exército com artilharia e fuzilaria na vereda El Belén de Caldono. R: 2 soldados mortos, 2 soldados feridos.

Março 9, dados de baixa dois policiais em El Pital, corregimento de Mondomo.

Março 10, instalada reserva em El Pital e outra em La Agustina de Santander de Quilichao.

Março 11, combates com exército em La Agustina. R: 1 soldado morto. Mesmo dia, combates com exército em El Crucero de San Pedro, Santander. Ao mesmo tempo, se instalou reserva na via Panamericana. Fustigou-se com artilharia ao exército na fazenda El Japio, município de Caloto e se paralisou o tráfico uma hora entre Caloto e Santander de Quilichao. Fustigou-se em duas ocasiões com artilharia ao exército na vereda El Rosal.

Março 16, combates com exército na vereda Vilachi, de Caldono.

Março 17, choques com exército na vereda El Turco, de Santander de Quilichao. R: 2 soldados mortos, um ferido. Próprios: um guerrilheiro morto.

Março 18, fustigado exército em Vilachi.

Março 19, fustigado exército na vereda Plan de Zúñiga, de Caldono. Março 22, golpe de mão a tropas do batalhão José Hilário López em La Esmeralda, sítio Las Torres de Caldono. R: 2 soldados mortos. Recuperados 2 fuzis Galil 2.23 com 2 provedores e 70 cartuchos para o mesmo.

Março 23, atacado grupo militar em Santander de Quilichao – Cauca. Um paraco e um soldado mortos. PSN.

Abril 2, emboscada patrulha da polícia, às 16:00 horas, no município de Silvia, Cauca. Resultados: 4 policiais feridos, 1 tenente e 1 subintendente mortos. Combateu-se com. SDR. PTSN.

Comando Conjunto Adán Izquierdo:

Janeiro 1, entrou patrulha de exército a campo minado entre Santa Bárbara e San Jorge, Tolima. R: dados de baixa a 10 militares. Em San Luis – Huila, exército caiu em minado. SDR.

Janeiro 4, fustigado exército em La Gallera, Rioblanco, por 20 minutos. SDR.

Janeiro 8, fustigado exército entre La Laguna e El Moral. SDR.

Janeiro 10, combateu-se com exército em El Davis, Tolima, por uma hora. R: 2 soldados mortos.

Janeiro 12 e 13, ativadas três minas contra o exército na cordilheira do Diabo, La Hacienda em Gaitania. SDR.

Janeiro 16, combates no rio Guayabo, em Marquetalia. 2 soldados mortos. 2 guerrilheiros mortos.

Janeiro 19, comando chocou com patrulha de exército em finca La Linda, corregimento de Las Hermosas, Tolima. SDR.

Janeiro 20, fustigado exército em San José de las Hermosas por 2 horas e meia.

Janeiro 21, exército entrou em campo minado entre San José e El Cairo, Cañón de las Hermosas. R: baixas militares sem determinar.

Janeiro 26, fustigado exército em Santa Isabel, Tolima, finca Berlín.

Janeiro 27, fustigada patrulha em Junín, de Venadillo, Tolima. R: 2 soldados feridos.

Janeiro 29, patrulha do exército entrou em campo minado em El Cairo, Cañón de las Hermosas. R: 2 militares feridos.

Janeiro 31, entrou patrulha de contraguerrilha em campo minado. R: 5 militares dados de baixa.

Fevereiro 2. Combates com o exército em San Miguel, Gaitania, durante 2 horas. 5 chulos mortos, 3 feridos. PSN.

Fevereiro 23, emboscada patrulha do exército entre Cerro Leticia e La Carabina, em Ortega Tolima. R: 4 militares mortos, 3 feridos. Recuperados 3 fuzis, um morteiro 60 mm tipo comando.

Fevereiro 24, fustigado exército em Junín, Tolima. Mesmo dia se instalou reserva durante 6 horas na via Santa Isabel Venadillo e se distribuiu propaganda. Mesmo dia, fustigada patrulha do Batalhão Rook em Anzoátegui, Tolima. Bombardeios dos kafires e dos helicópteros em La Hacienda, Gaitania. Avariado um helicóptero.

Março 1, fustigada policia em Junín. Mesmo dia, combates com exército em vereda Guaimaral de Santa Isabel. Mesmo dia´, emboscada patrulha de exército em La Aguada, corregimento de Junín, Venadillo. R: 5 soldados mortos, 16 feridos. Recuperados 2 fuzis 566, 11 provedores e 530 litros, 2 coletes, 4 granadas, 2 cartucheiras para M-60, 2 rádios de comunicação e 5 equipamentos com sua dotação. Próprios: um guerrilheiro morto.

Março 9. Combates durante todo o dia em La Hacienta, Gaitania. SDR. PSN.

Março 13. Fustigamentos ao exército com artilharia em La Hacienda, Gaitania.

Março 18, choque com o exército às 17:30 horas pelo espaço de meia hora, na cordilheira de Juan Eslava, em La Hacienda. SDR.

Março 28, se fustigou ao exército na vereda San Isidro (Planadas) desde as 16:00 até as 17:30 horas. SDR.

Março 29. Combate com exército em La Hacienda, Gaitania. R: 1 soldado morto, 1 guerrilheiro ferido.

Março, se lutou com o exército na vereda El Mirador (Planadas), desde as 16:00 até as 17:00 horas. SDR.

Abril 1, combates com o exército em La Hacienda, Gaitania – Tolima, das 13:00 às 15:00 horas. SDR.

Ações conjuntas do Bloco Móvel com a coluna Jacobo Arenas ou com unidades dos Comandos Conjuntos.

Janeiro 27, combates durante 4 horas com exército em La Mesa Rio Loro, Valle. Às 11:00 horas o exército entrou na emboscada em sítio El Rumor. R: um tenente e dois soldados mortos e 3 militares feridos. Às 13:00 horas, novos combates. Morto um soldado.

Janeiro 28, franco atiradores deram baixa a um soldado no corregimento de Barragán, Valle.

Fevereiro 20, fustigado com artilharia exército em Robles, jurisdição de Buenos Aires, Cauca.

Fevereiro 21, franco atiradores Deram baixa a dois soldados, na Explanación, jurisdição de Buenos Aires, Cauca.

Fevereiro 23, combates com exército em El Plateado. No mesmo dia, combates com exército em Nayita, jurisdição de López de Micay. R: 4 soldados mortos, vários feridos. Próprios: um ferido.

Março 4, combates com exército em sitio El Hoyo, corregimento de Santa Lucía, Tuluá. Desde as 09 até às 16 horas.

Março 10, fustigada com artilharia base militar de La Salvajina, em Suárez Cauca.


Enlace original