"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 11 de maio de 2009

Paz para Colômbia


por Miguel Ángel Sandoval/CCB Guatemala

Contra todo prognóstico, apenas neste dia 7 de maio ficou conhecido na Colômbia, por meio dos jornais El Tiempo e El Espectador, entre outros, que no Vaticano, o Cardeal Darío Castrillo havia conversado pelo telefone com porta-vozes das FARC e do ELN.

De acordo com a versão que publica El Tiempo, manifestam com a maior seriedade do mundo, e por uma via inquestionável, como é o religioso que, “Querem saber com quem falar, onde falar e com quais seguranças. Neste momento o Presidente sabe, por uma fonte segura que sou eu, que os que estão na oposição armada estão dispostos a dialogar neste momento”.

Com esta declaração do Cardeal Castillo, caem por terra todas as declarações do presidente Uribe, pois este dedicou-se a confundir seus amigos, ou colegas, como o presidente de Guatemala Álvaro Colom, que o tema depende apenas da libertação dos seqüestrados (SIC), reféns ou prisioneiros em poder das FARC e do ELN. Assim, ele tenta apresentar uma visão que não corresponde à realidade colombiana.

A novidade dessa declaração do Cardeal desde o Vaticano é que ela faz referência a conversas com dois porta-vozes de duas organizações que não têm sido precisamente unânimes em seus tempos políticos, mas que agora coincidem com um interlocutor para dizer o mesmo: queremos saber onde e quando. E com isto Uribe está com a bola em seu campo. Cabe a ele o próximo movimento.

Além disso, esta declaração do Cardeal coincide, em essência, com a expressada pela senadora Piedad Córdoba que mantém a idéia de fazer todos os esforços pela paz nesse país, ao mesmo tempo que afirma que não se pode transformar o processo de paz indispensável em um tema de campanha eleitoral, como pretende Uribe. Para a senadora, a paz é um processo político não necessariamente eleitoral. E por isso ela está alinhada com o que assinala o Cardeal Castrillo.

De qualquer forma, como disse com muita lucidez a senadora, “isto não dá votos. Tem muita gente que vive do negócio da paz, monta ONG´s e editam livros, mas é necessária verdadeira vontade de servir para assumir os riscos e chegar aonde seja necessário pela paz. Nesse caminho, acredito que a paz na Colômbia, sem condições, deverá contar com muitos amigos e amigas, dentro e fora do país.”
Por tudo o que foi dito, me parece que, como em todo processo de busca por uma saída política para situações de conflito armado, nada é fácil, nada é o único caminho e nada se constrói com declarações aberrantes como as de Álvaro Uribe. É, portanto, tempo para a negociação política nesse país irmão.
A notícia encontra-se em ABP Notícias.