"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 5 de maio de 2009

Primeiro de maio na Itália

“URIBE, FASCISTA, VOCÊ É O TERRORISTA – FORA DA ITÁLIA”, foi aplaudida por uns 16 mil manifestantes. Centenas foram os que se aproximaram do grupo expressando um contundente repúdio por Uribe e seu governo.

Milão - Itália.

Dezenas e dezenas de milhares de trabalhadores, estudantes, imigrantes e organizações populares e sociais marcharam neste Primeiro de Maio, enchendo as ruas e as praças da Itália.

Nas mobilizações mais importantes destacou-se um forte grupo de participantes que protestaram contra a visita do presidente narco-paramilitar Álvaro Uribe Vélez, que foi recebido pelo Papa, o primeiro Ministro Berlusconi e a prefeita direitista de Milão, Letízia Moratti. Foi precisamente nesta cidade que um grupo gigante que levava a faixa “URIBE FASCISTA VOCÊ É O TERRORISTA – FORA DA ITÁLIA”, foi aplaudida por uns 16 mil manifestantes. Centenas foram os que se aproximaram do grupo expressando um contundente rechaço por Uribe e seu governo.

Entre eles estava Angela, uma estudante de ciências políticas de 23 anos, que disse: “a presença deste criminoso na Itália é um insulto a todos os que em nosso país morreram por culpa da máfia, é uma vergonha que as instituições recebam este narcotraficante”. Outro colombiano, José, assegurou: “sou colombiano, de Medellín, e me lembro dos tempos em que Uribe era Governador deste departamento, e legalizou os paramilitares. Uribe é um criminoso e tem que ser julgado pela Corte Penal Internacional. Obrigado pessoal pela solidariedade com o meu país!”.

Inumeráveis os aplausos e os gritos das pessoas, assim como as fotografias que diferentes repórteres de diferentes meios tiraram da multidão anti-Uribe na manifestação.

Outros protestos e expressões de denúncia do indigno papel das autoridades italianas e vaticanas, culpados por terem recebido o mafioso da Casa de Nariño, e condenando o terrorismo de Estado na Colômbia tiveram lugar em Roma e Turim.

Ficou claro que o povo italiano sabe quem é Uribe, sabe das violações dos Direitos Humanos, dos assassinatos de sindicalistas e opositores políticos, dos desaparecimentos e torturas por parte de um regime criminoso e terrorista.

A mensagem foi simples e direta: “Fora Uribe da Itália, fora seus diplomatas paramilitares!”