"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Agora sim Bogotá tem um verdadeiro prefeito do POLO

ANNCOL



O prefeito de Bogotá, Samuel Moreno, do PDA, foi empossado ontem. Recebeu a faixa das mãos de Luis Eduardo Garzón, prefeito sainte do PDA, que paradoxalmente se encarregou, ele mesmo, de sepultar suas próprias aspirações presidenciais de lançar-se enquanto não terminava o tempo de seu mandato.

Moreno assinalou que “se são muitos os êxitos da administração que hoje termina, são também muitos os desafios que deixa. 1.800.000 bogotanos não têm seguro saúde e o atendimento sanitário para aqueles que não têm, são pontos a se melhorar. Em matéria de educação, devemos avançar desde a cobertura até a qualidade. O caos do trânsito em Bogotá requer medidas urgentes tanto em matéria de gestão do tráfego e melhoria e integração do transporte público, como em matéria de construção e manutenção de vias. Bogotá tem hoje um déficit de 400.000 moradias, escassez de terrenos disponíveis para utilização em moradias de interesse social e um sistema de subsídios eficaz.

…A poluição do ar e das bacias hídricas coloca em sério perigo a sustentabilidade ambiental de Bogotá. Apesar dos avanços, o aumento dos chamados delitos de baixo impacto têm aumentado a percepção de insegurança. Em Bogotá, as famílias mais pobres destinam, para pagar serviços públicos, um percentual de sua renda muitas vezes superior ao que destinam as famílias mais abastadas. Trata-se de uma situação inaceitável à qual devemos resolver prontamente. Diante desta situação, temos que ser muito mais criativos e audazes, e sermos capazes de iniciativas dirigidas a diversificar as fontes de ingressos e multiplicar a capacidade de mobilização de recursos.

Aproveito este esplêndido cenário que tem me dado a vida, para ratificar meus compromisos de campanha, perante todos vocês, solicitar com afinco seu respaldo e pedir a Deus da Colômbia, que nos ilumine para cumprir totalmente minhas obrigações e poder encontrar a reconciliação e a convivência entre todos os filhos desta Pátria imortal. Temos que alcançar não só o acordo humanitário e a liberdade de todos os seqüestrados, mas também selar definitivamente a paz com os que estão em armas a fim de que possamos viver como irmãos, e a nação avance, sem obstáculos, pelas veredas do progresso e da prosperidade.

…A paz é fruto da justiça e está em dar a cada qual o que lhe pertence. Por isso tenho repetido, em vários de meus discursos, que quero uma Bogotá includente, democrática, participativa e justa, onde estejam palpitantes as angustias e as esperanças de seus moradores, onde meu esforço se agigante para alcançar o bem estar e a melhoria de vida que merecem os bogotanos”, sublinhou o prefeito de Bogotá.


Lembremos que Samuel Moreno foi eleito com quase um milhão de votos, dando o PDA um tremendo golpe, entre outros, no presidente da República, Álvaro Uribe Vélez, que fez campanha por Enrique Peñaloza, utilizando recursos do estado para comprar consciências através dos ‘conselhos comunitários’ e ajudas para as famílias. Uribe respondeu com um ‘ataque’ característico e não quis receber o candidato vitorioso, em uma demonstração de como se conduzem as coisas na Colômbia.

Enlace original