"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 13 de janeiro de 2008

Todo o mundo vê



O mundo todo sabe que é verdade. É necessário dar-lhes o reconhecimento de forças beligerantes –e tirá-los da ‘lista de terroristas’- para pararem de desqualificá-los.



***





Exceto a cúpula enfurnada do poder na Colômbia. Todos enxergam, exceto a cúpula oligárquica –tradicional e mafiosa- que acreditam que a Colômbia é deles e são eles.



Por isso vão logo atacar quem ouse mencionar algo diferente da homogeneização que pretendem implantar à partir dos E.U.A..



Inclusive atacam a Chávez porque ele disse que para alcançar a paz na Colômbia temos que passar pela regularização da guerra. Atacam Chávez, o único que pôde mover o Intercâmbio na Colômbia, porque o governo não está interessado, nem quer realizá-lo, nem tem capacidade de fazê-lo.



E é mentira? Por acaso não é verdade? Todo mundo sabe que é necessário regularizar a guerra, para dialogar posteriormente. E o passo inicial da regularização da guerra é precisamente o Intercâmbio Humanitário.



O mundo todo sabe que é verdade. É necessário dar-lhes o reconhecimento de forças beligerantes –e tirá-los da ‘lista de terroristas’- para pararem de desqualificá-los.



Sendo assim, sentamos todos os colombianos –digo todos, absolutamente todos- para dialogar e buscar a paz e acabar com a guerra fatricida que nos têm imposto a oligarquia e o império.



Devemos nos sentar e olhar nos olhos um do outro, a esquadrinhar na profundidade de nosso ser colombiano, e encontrar esses laços visíveis que nos unem.



Os colombianos seguimos em dívida com Chávez porque está fazendo que de fora com que nós os colombianos olhemos para dentro de nós. Porque é uma simples ação de amor ao seu povo venezuelano: o governo de Uribe –e seus narco-paramilitares- são a ponta da lança que o império usa para agredir a Revolução Bolivariana.



Se a oligarquia não quiser, seguirá uma guerra que roubará a valiosa vida dos filhos do povo –mandados pela oligarquia como “carne de canhão”, a qual será também tremendamente custosa para os bolsos dos setores economicamente mais poderosos. Já Uribe Vélez o disse: entre 1,1 bilhão a 3,4 bilhões, equivalente a 6% do PIB gastos em uma guerra inútil.



E não sabemos se a oligarquia pode, de uma vez, perder tudo nessa aventura guerreirista na qual embarcou.



Todos o vêem. Chávez se alça, se eleva, no continente americano como um homem de Paz. No entanto Uribe se diminui cada dia mais como o homenzinho da guerra. Tire você mesmo as conclusões.