"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Classe política e narco-paramilitarismo



O narco-paramilitarismo é uma política de Estado. Por ser uma política de estado possui íntimos laços com todas as instâncias da sociedade. Militares –seus pais e criadores diretos-, classe política, empresários, máfia, etc.

O narco-paramilitarismo uribista tem Uribhitler até nos ossos. O está asfixiando e provoca nele “choque de trens para tratar de distrair a atenção. Mas, pouco a pouco, as verdades verdadeiras vão aparecendo na superfície. Mas como quando quem fala é um mafioso que favorece à eles, então não criam caso; mas quando não lhes favorece é um ‘delinquente’, então os desqualificam com epítetos. Como fizeram com García.

Salvatore Mancuso ameaçou dizer os nomes dos empresários ligados ao narco-paramilitarismo. Fem com que todos tremessem. Mas ficou na ameaça. Preferiu fazer silêncio ou mandaram ele se calar.

Agora o chefe paramilitar que se chama H.H., ameaça dizer quem são os políticos pertencentes ao narco-paramilitarismo na zona do Valle del Cauca e arredores. Em entrevista dada ao jornal El País de Cali o narco-paramilitar disse muitas coisas, algumas verdades, algumas mentiras, mas leia e tire suas próprias conclusões:

...”Como foram as relações com os políticos do Valle?

...Tínhamos relações com políticos da região. Os políticos nesse país se aliam com quem quer que seja para chegar ao poder. Nós tínhamos um domínio nas comunidades e os ajudávamos para que essa população os apoiasse.

...Entre esses políticos estão pessoas que atualmente desempenham altos cargos no governo e no congresso?

...Claro que sim, mas o direi quando estiver na Justiça através da Lei de Justiça e Paz.

...Em uma de suas versões livres, você falou de Juan José Chaux, ex-governador do Cauca e atual embaixador nos Países Baixos. Que relação ele teve com as auto-defesas?

...Estamos esclarecendo isso com os fiscais e explicar porque aconteceu a reunião de Chaux conosco.

...Essa reunião foi quando era governador?

...Não, antes.

...Você tem falado de uma relação com Bayron Carvajal?

...O conheci quando era capitão em Urabá. Já declarei que ele teve vínculos com as AUC, mas não tenho conhecimento do ocorrido no caso Jamundí.

...Patrulharam ou cometeram crimes?

...Patrulhamos juntos. Contarei quais operações fiz com Bayron, quais houveram baixas e qual foi a relação dele.

...Edith Montilla é uma ex-representante na Câmara del Cauca que você mencionou em sua versão?

...A mencionei porque se reuniu com uns membros das auto-defesas, eu estaria lá, mas não consegui chegar e meus homens se reuniram com ela.

...Você falou que em Urabá, entre 1995 e 1996 houveram 1.200 homicídios. No Valle a situação foi similar?

...Não, em Urabá foi diferente. Ainda que no Valle tenha acontecido também muitas mortes; desde o setor de Barragan até Buga e Bolo Azul, a entrada foi muito difícil.

...Como confirmavam os vínculos com a subversão das pessoas que matavam?

...Através de informação de inteligência e de dados das comunidades. As comunidades também têm responsabilidade em muitos dos erros porque acusavam as pessoas para que nós as matássemos, mas aconteceram casos que, depois de mortos, ficamos sabendo que se tratavam de problemas pessoais.

...Na parte alta de Florida aconteceu o assassinato de um líder indígena com sua esposa e seu filho?

...Não tenho conhecimento desse caso, havia uma orientação de que não se podia fazer nada com as crianças. Mas em muitas oportunidades erros foram cometidos e morreram pessoas que não deviam morrer.

...Quantas fossas existem no Valle?

...Acreditamos que são como 400, mas podem ser mais.

...El País entrevistou paramilitares detidos em Palmira, eles passaram uma lista dos que iam entregar as fossas...

...Falaram de 300 fossas, isso é falso. Estavam montando um negócio e lhes cobraram milhões de pesos caso listassem as fossas. Essa lista está sendo apurada, de 250 que entregaram, ficaram 50 apenas.

...No Valle houveram desmembramentos?

...É uma prática que não é uma orientação da organização, onde se praticou foi por vontade própria do comandante do grupo. No Valle não é uma maioria, mas houveram sim degolados.

...Por que enterravam suas vítimas em não permitiam que seus familiares o encontrassem?

...A prática das fossas comuns começou a ser implementada no país a pedido da Força Pública para que não subissem os índices de mortalidade”.

http://www.prensaescrita.com/diarios.php?codigo=AME&pagina=http://www.elpais.com.co