"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

O bombardeio de Uribe

ANNCOL


Rodeado por sua Mini-defesa e o alto comando militar assegurou, no último 31 de dezembro, diante dos delegados internacionais – convocados por Hugo Chávez – e diante de mais de uma centena de jornalistas estrangeiros que as Farc demoravam na entrega dos três retidos, Consuelo, Clara e seu filho, porque este último não estaria em seu poder. Ter-se-ia que vê-lo. Colérico. Que papelão! Merecedor de um Óscar pela melhor montagem.

E lançou a ‘bomba’. Emmanuel estava- depois disse ‘estaria’ – na IVBF de Bogotá. Somente quando a comunidade internacional – Chávez entre eles – lhe exigiu se havia feito algum exame de DNA, com calma, e para o qual tiveram todo o tempo do mundo, tomando uma amostra de Iván ou da mãe de Clara, foi quando procederam a fazê-lo. Não antes. Eles já sabem o resultado. Ali estará a mão sinistra dos Estados Unidos. Todos os exames que lhes fizerem demonstrarão que essa criança ‘é Emmanuel’. Haverá consequentemente, dois Emmanuel. Somente sua mãe saberá qual é o verdadeiro, o dela.

Tudo coincide com o livreto de Frank ‘Pinchao’ que escapou das Farc em 28 de abril de 2007. “No nascimento houve um problema com o braço, o tiraram errado, então tiveram que colocar uma tala” contou enquanto exibia um caderno comprado em uma loja de Bogotá. Observem outros detalhes usados nesta novela preparada pela Brigada de ‘Inteligência e Falsos Positivos’.

Mas o ponto não era se Emmanuel estava em poder das FARC, mas torpedear o contato com a comunidade internacional – representada por 8 países -, o qual mostraria a verdadeira dimensão das FARC como organização insurgente beligerante.

Mas isto não se poderia permitir às FARC. Jamais poderia se permitir às FARC mostrar-se como o que são, como forças guerrilheiras, ‘civilizadas’, senão é a ‘golpe de fuzil’, a única linguagem que o império e seus lacaios entendem. A única realidade que entendem.

Esse foi seu verdadeiro objetivo, a mando do governo dos Estados Unidos. Enquanto protegem sua retaguarda: passado-presente narco-paramilitar. Círculo mafioso envolta dele. Enchendo de cocaína a boca do império. Por isso o número 82 é protegido. Porque no final das contas os Estados Unidos e que ‘paga’. Por isso é outra grande mentira. 93% dos recursos do Plano Colômbia são provenientes do Estado colombiano, dos bolsos dos colombianos.

Mas os ares que sopram pela América Latina são ares de revolução e os jovens ocupam uma tribuna muitos especial. Já não engolimos inteiro. Já existem países como Argentina, Brasil, Bolívia, Cuba, Equador, Nicarágua, Venezuela, que avançam em processos populares, de diferentes Graus de intensidade, mas observando nossa própria história, em nossa própria fonte. Eles são nossa própria retaguarda. Nossa própria vanguarda. Não haverá outros.

Na palavra dos justos está a verdade.