"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Reyes : Uribe em um beco sem saída


O jornalista Rodrigo Rangel da Revista Época entrevista via Internet o Comandante Raúl Reyes, um dos integrantes do Secretariado do Estado-Maior e Chefe da Comissão Internacional das FARC.

1) O que deu errado na operação para a liberação de Emmanuel, Clara Rojas e Consuelo González?
Em meio ao conflito como o que se apresenta na Colômbia, todo tipo de operação, incluídas as de caráter estritamente humanitário, nem sempre se conclui exitosamente. Nosso gesto unilateral foi sabotado pelo governo do narcoparamilitar Uribe, primeiro sequestrando o menino Emmanuel e segundo, realizando uma imensa operação militar no qual estava sendo usada alta tecnologia por água, ar e terra para impedir a entrega das pessoas. E como sabemos bem que na guerra não se pode atuar de maneira irresponsável nem precipitada, preferimos deixar a entrega para outra oportunidade. Outra coisa, o tempo não nos põe a correr. Pelo contrário, o fazemos andar devagar, seguro e repousado em favor de nossos objetivos revolucionários. Sabemos que nada está nos esperando em um restaurante para comer.

2) O que imposibilita a liberação dos demais reféns?
A lamentável e absurda pretensão de Bush e seu cão de caça na Colômbia, chamado Uribe Vélez, de que colocarão o povo de joelhos com violência, com Terrorismo de Estado, com massacres, com moto-serra, desaparecimentos, deslocamentos forçados, entre outras coisas. Me lembro do que disse Jorge Eliécer Gaitán há 60 anos, dias antes de ser assassinado pela CIA. “A oligarquia está posicionada ao lado do imperialismo e tem a metralhadora apontada para o povo”

3) Como está Ingrid Betancourt? Ela está saudável? Como tem vivido? Sobre o que fala?
Ela e os demais companheiros suportam com estoicismo as dificultades que apresenta a selva tropical. As duras condições geradas pela confrontação definem o seu dia a dia. Tanto ela como os demais prisioneiros querem que a troca seja realizado o quanto antes. Esse é seu tema de todos os dias, mas algum dia será o último, e esse será o da Troca!

4) Quais são as posibilidades de liberação de Ingrid Betancourt?
Sua liberação, a de seus companheiros e a de todas as guerrilheiras e todos os guerrilheiros presos dentro e fora do país, conta com o apoio tanto da maioria do povo colombiano como de grande parte da Comunidade Internacional e muitas personalidades. Nós estamos prontos há anos para a Troca. A Troca é possível. O governo não terá outra saída. Terá que aceitá-lo. O fato de continuar impedindo-o carece de realismo político.

5) Como têm vivido os reféns? Como são os dias das pessoas em poder da guerrilla?
Já disse, tudo depende da situação militar que haja na área onde se encontrem. E como a decisão dos amos do Terrorismo de Estado na Colombia ( Bush e o presidente narcoparamilitar) é o resgate militar, isto complica bastante a situação dos prisioneiros.

6) O que você acha da versão de Uribe de que Emmanuel já não estaria mais em poder das FARC, e sim em um orfanato de Bogotá?
Acontece que ele aprendeu muito bem a lição dada por seu amo terrorista especialista em secuestrar pessoas, transportá-las clandestinamente, contando com o apoio de governo covardes e prisões onde são mantidos nas piores condições. Ou seja, ele já aprendeu a secuestrar, a intimidar, a peseguir, hostilizar, expulsar e tantas outras coisas infames que têm feito tanto dentro como fora do país. Pisoteando o direito da Confidencialidade exigido pela Convenção dos Directos da Crianza, sequestrou Emmanuel com o leviano propósito de sabotar a importante gestão mediadora do Presidente Chávez, da Senadora Piedad Córdoba e dos países que estão apoiando a realização da Troca e não simplesmente da entrega unilateral. Nós fizemos exatamente o contrário, o tiramos do cenário de guerra pois é desumano que uma crianza tenha que suportar os rigores da confrontação.

7) Qual é a melhor maneira do governo brasileiro apoiar a liberação desses reféns?
Sem dúvida a presenta do Profesor Marco Aurélio Garcia indica que o Governo Lula entende perfectamente que existe um conflito armado, que FARC não é um bando de terroristas disparando como loucos para todas as partes e compreendem claramente que a solução do conflito passa por um processo de diálogo entra as duas partes enfrentadas. Como sempre temos afirmado que o destino da Colômbia não pode ser o da guerra civil, é por isso que queremos que a Troca seja convertida em uma espécie de porta que leve rumo à Reconciliação e Reconstrução da Colômbia. Chega de uma guerra fatricida, que entre outras coisas é absolutamente desnecessária! A América Latina e o Caribe querem que a Colômbia avance para a Paz com Justiça Social por caminhos diferentes da guerra. E isso é perfectamente possível. Só que todas as tentativas que fizemos têm sido afogadas pela oligarquia que não quer a paz.

8) A operação que resultaria na liberação de Emmanuel, Clara Rojas e Consuelo González chamou a atenção do mundo e seu fracasso frustrou os que desejam uma solução para o conflito colombiano, além da situação ter exposto o presidente Hugo Chávez. Você acredita que faltou discreção?
Repito, señor jornalista Rodrigo, o tempo não nos coloca para correr. Toda operação, exitosa ou não, é examinada profundamente. Se não foi exitosa e segundo sua importancia se fazem novos planos e bola pra frente! Veja Você a atitude do Governo narco-paramilitar diante do gesto das FARC se poupar o menino do cenário da guerra para evitar traumas. O que Uribe fez? Sequestrou-o, violando o princípio da Confidencialidade. Vale sembrar que os narco-paramilitares, tão estimados por Uribe, há pouco tempo assassinaram um garoto de 8 anos contando-lhe o pênis para que sangrasse até morrer. São desse tipo as vitórias militares de Uribe e Bush. A moto-serra tem sido sua arma preferida. Tanto o ato infame de Uribe como o de seus narco-paramilitares refletem o desespero do amo do Norte e da oligarquia colombiana diante da impossibilidade de calar e derrotar as FARC.

9) Qual é o prometo das FARC atualmente?
Construir um país soberano, independente, integrado com a Pátria Grande, com Justiça Social em Paz e na qual a participação democrática do povo seja o mecanismo principal desse processo que nos condizirá rumo ao Socialismo. Não se trata só de uma frase bonita. É o que queremos e pelo que lutamos.

10) O que é necesario para cessar a guerra na Colômbia?
Que as armas da República não Sejas disparadas contra o Povo. Que não se faça mais da violência uma forma de governar. Que pare a demoníaca ingerência do Imperio dos Estados Unidos da América do Norte. Que não seja assassinada a oposição política na Colômbia.

11) Qual é o segredo das FARC para manter tanto tempo uma guerra contra as forças oficiais colombianas, que tem o apoio logístico e militar da maior potência bélica do planeta: os Estados Unidos?
Nossa luta está mais vigente que nunca e conta com um ator fundamental chamado Povo. Por isso decidimos que somos um Povo em armas! Não há em toda a América Latina um povo mais violentado que o povo colombiano. O que acontece é que essa atrocidade tem sido ocultada e muitos acreditam que na Colômbia existe a Democracia mais antita do Continente. No fundo o que existe é uma luta de classes.

12) Em sua mensagem de final de ano, Manuel Marulanda exortou a guerrilla a fazer uma “ofensiva peral” em 2008. O que isto pode significar de maneira prática? A guerra pode ficar ainda mais sangrenta esse ano?
A crise que afeta o regime, o governo e as instituições sem descartar as instituições militares, deixam claro que os que até agora governaram já não governam pois têm se dedicado a perseguir o povo e que seus governados (perseguidos) não querem continuar sendo tratados como até agora. Por isso vemos o ressurgimento do movimento popular, passando por cima dos planos militares que contam com recursos imensos, alta tecnología, assessoria e participação direta do Império Norte-americano. As condições para a luta política estão madurando. Sempre temos dito que as transformações que a Colômbia necessita podem acontecer sem a necessidade de enfrentar armas com armas. Isso é possível.

13) O governo colombiano insiste em relacionar as FARC com o narcotráfico. Este é o principal negócio da guerrilha hoje?
A guerra não se ganha com campanhas de rádio e a televisão contra a Insurgencia. Agora nos chamam de terroristas. Você sabe. E a toda hora mudam de pretexto. O narco-paramilitarismo, tendo como seu representante mais visible Uribe Vélez, se meteu nos três poderes e outras instancias do Estado colombiano. Lá está. Para acabar com o narcotráfico temos feito propostas concretas. Nunca obtivemos resposta e menos ainda agora com a situação que está se apresentando nos EUA, cuja crise pode agravar-se e para onde vai 90% da renda do narcotráfico.

14) Como estão as relações das FARC com o PT (Partido dos Trabalhadores) e o governo Luiz Inácio Lula da Silva hoje? Se os ideais marxistas e a história da guerrilha e do partido se assemelham, então é justo que o PT evite falar abertamente dessa relação? Por que não assumir essa relação?
Nos países amigos as relações conosco se manejam segundo as condições existentes neles. E somos respeitosos nisso. É o que posso dizer.
15) As FARC consideram ter atualmente apoio internacional para sua causa?
Desde Marquetalia, onde nasceram as FARC em 1964, temos contado com esse apoio. Recordo que nessa oportunidade vários intelectuais franceses se dirigiram ao Governo colombiano para solicitar a esse que não empregasse a força militar contra os camponeses dessa região agrária. Esses intelectuais liderados por Jean Paul Sartre, proclamam já que a solução política de um problema político é também política.

16) Você acredita que o Brasil pode ser um bom mediador em uma eventual retomada de negociações entre as FARC e o governo colombiano?
Tanto no Brasil como em outros países, especialmente nossos vizinhos podem ajudar-nos com seus bons ofícios para aclimatar a possibilidade de novas conversações que nos levem à Acordos reais de Paz. A troca seria um primeiro passo. Se nossa parte estamos prontos. Só que Uribe não está interessado na Paz e sim na guerra contra o povo. Ele se converteu no Caim do povo colombiano.

17) O presidente Lula ofereceu o território brasileiro como uma zona neutra para eventual negociação e troca de reféns por prisioneiros? O que pensam as FARC dessa possibilidade? Por que?
Toda proposta que nos ajude a manter acesa a luta pela Troca e pela solução política do conflito será bem-vinda.

18) Por que as FARC insistem na desmilitarização de Florida e Pradera como uma condição para levar adiante a troca de reféns por guerrilheiros presos?
Pela segurança dos negociadores, dos prisioneiros de ambas as partes, dos jornalistas, personalidades e sobretudo porque não acreditamos nem em uma saudação de Uribe.

19) Diante da situação das insistentes negativas do governo Uribe de ceder à exigência para a desmilitarização da área de Florida e Pradera, então não estariam os dois lados em um beco sem saída?
Quem está num beco sem saída é Uribe. Terminará o segundo mandato e ficará marcado por seus feitos pois não nos terá derrotado.

20) Caso um dia seja possível a troca, as FARC não terá mais guerrilheiros presos e não haverá mais secuestrados em poder da guerrilla. Qual será então o futuro das FARC?
Somos um movimento revolucionário regido por um Estatuto e Normas de Comando, temos Comando Centralizado, estamos presentes em todos os Departamentos (estados) do país, onzas tropas permanecem uniformizadas e armadas, estudam, trabalham e vão ao combate; nossa relação com a população se baseia no respeito irrestrito, o apreço, os bons modos e o ejemplo revolucionário. Na Colômbia há um poder alternativo. Nós somos parte dessa nova realidade política. Sendo que “A melhor forma de alcanzar a liberdade é lutar por ela” como nos ensina Bolívar, pois assim estamos junto de nosso sofrido povo, construindo passo a passo as bases para a Paz com Justiça Social, pré-requisito para que o povo avance rumo ao Socialismo.

21) O presidente Hugo Chávez é hoje o maior aliado das FARC na América do Sul?
O povo colombiano é nosso principal aliado. Especialmente os camponeses, homens e mulheres cuja firmeza e decisão são dignas do maior respeito. Sem dúvida, o Presidente Chávez é um grande líder. E queremos que siga avançando. Nele se cumpre o que foi dito por José Martí: “Não é que os homens façam os povos. São os povos que em seu momento de gênesis se tornam vibrantes e triunfantes em um homem”.

22) Álvaro Uribe é todavía o alvo preferencial das FARC?
Nós lutamos pela troca do regime político, pela democracia real, pelas transformações que necessita a Colômbia para que chegue a ser a Pátria Bolivariana que seus filos merecem. Lutamos pela implantação de um sistema econômico que distribua a riqueza e cuide do meio ambiente para que o povo possa desfrutar do máximo de felicidade possível. As desigualdades sociais são uma afronta à dignidade humana. Por isso lutamos por uma sociedade justa com igualdade de condições para todos.

23) Por que manter a política de secuestros? Isso não acaba por criar uma antipatia com a guerrilla na opinião pública internacional, por conta da questão humanitária?
Veja bem, quando no meio do combate uma Guerrilheira ou um Guerrilheiro grite para um oficial, um Sub-Oficial ou um soldado que lhe garante a vida caso se entregue, e isso acontece, não existe razão alguna para que esse acontecimento militar seja chamado de sequestro. Igualmente, quando a confrontação alcanza os estratos da sociedade e os três poderes de estabelecimento caracterizados por seus níveis de violencia sem fim e corrupção espantosa, isso gera presos de ambos os lados. Por isso estamos propondo a realização da Troca de Prisioneiros.

24) Há um medo crescente das autoridades militares do Brasil com a presenta de guerrilheiros no lado brasileiro da fronteira. As FARC têm a pretensão de expandir suas ações militares para além das fronteiras da Colômbia? O que você acha das acusações de que o territorio venezuelano estariam servindo de santuário para as FARC?
Que percam o medo e durmam tranquilos pois oque nós temos é um conflito interno que queremos que seja solucionado pela via política. Em relação com nossos países vizinhos nossa política é que a fronteira seja um espaço de encontro e de convivencia de cidadãos irmanados por uma história comum, que tem os mesmos problemas, as mesmas esperanzas e um mesmo destino.

25) A proximidade entre o atual governo da Colômbia e Washington é um sinal de risco à soberania dos países latinos. Até que ponto isso é um risco?
Para a nossa sorte, Washington já não consegue impôr sua dominação na América Latina, como fazia atá alguns anos atrás. Isso porque nossos povos começaram a construir um processo político alimentado pelo Direito à Auto-determinação. E isso nos fortalece. Pois esses ventos novos que avançam pelo nosso Continente são um sinal de esperanza. São poucos os gobernantes que ficam prestando um serviço apátrida ao Imperio. A missão de nossos povos é seguir lutando pela sua liberação, pois como nos disse Simón Bolívar “os Estados Unidos parecem destinados pela Providência a praguejar a América de misérias em nome da Liberdade”.

26) A liberação de Clara Rojas e Consuelo González é um sinal de que as FARC estão despostas a ceder?
Por decisão dos Organismos Superiores de nossa Organização Revolucionária foram postas em liberdade essas prisioneiras como gesto de desagravo ao Comandante Hugo Chávez, Presidente da República Bolivariana de Venezuela e a valente Senadora colombiana Piedad Córdoba. Quisemos com esse ato demonstrar nossa firme vontade de que continuarão contribuindo na busca da Paz para nosso país. Menos mal que nessa luta por Paz com Justiça Social o narcoparamilitar Uribe está se tornando como um soldado desconhecido.

27) Por que as FARC prometeram entregar Emmanuel a Chávez se o menino não estava com a guerrilla? O que aconteceu?
Deixar as crianças onde possam estar se relacionando com outras crianças, em meio a um ambiente infantil e tranquilo, desenvolvendo as atividades escolares, recebendo os cuidados que lhe são próprios, longe dos horrores da guerra e para sua segurança , muitas vezes, com outro nome, é a forma como as FARC põem em prática sua responsabilidade em relação com as crianças que nascem no meio da guerra. Fazer isso é ter sentimento de humanidade.
Só quando as circunstâncias exigem, o modus operando é clandestino, seja no país ou no estrangeiro. No caso do menino da senhora Clara, não se pode falar de engano ou armação. O menino estava soba responsabilidade das FARC e foi incluído no grupo de pessoas que liberaria de maneira unilateral como gesto de desagravo ao Presidente Hugo Chávez.
Mas como o objetivo do Governo do narco-paramilitar é impedir que haja Troca de prisioneiros, que se possa aclimatar na Colômbia um ambiente de paz que abra as portas para a Reconstrução e Reconciliação da familia colombiana, então, aconteça o que for, sem lhe importar o princípio da Confidencialidade estabelecido pela Convenção dos Directos da Crianza. Que pessoa honesta pode permanecer tranquila e sorridente diante de uma atitude tão infame e irresponsável que tem sua origem em Washington e no narco-para-militar, seu principal lacaio.

28) As reféns libertadas relatam que as FARC prendem os reféns e os ameaçam de morte constantemente. Se a guerrilla abandona essas práticas, inclusive a estratégia de secuestros, sua causa não seria mais aceita pela comunidade internacional? As FARC poderiam mudar a estratégia atual?
As condições da guerra são duras. E como dizia o Che, “devemos endurecer, mas sem perder a ternura jamais”. Você teve a oportunidade de ver o bom estado de saúde das prisioneiras liberadas e isso porque caminharam durante vários dias em meio aos bombardeios já que os operativos militares (negados pelo governo) estavam em plena execução para impedir o ato de desagravo. Igualmente pôde comprovar o tratamento entre as reféns e a guerrilla. Foi uma despedida sem ódio, sem rencor, ao contrário, em meio a abraços e expressões de amizade. Acontece que nós os revolucionários também somos humanos, e especialmente humanos, por convicção, por ideología, por princípio. Agora, que os prisioneiros passam por dificultades, é óbvio. E os operativos permanente de resgate à força aumentam essas dificultades. Eles andam fazendo turismo ecológico na selva.

29) Quem é, afinal de contas, o pai de Emmanuel? Onde ele está? Qual é sua história com a guerrilla?
O que podemos dizer nesse sentido é que não foi obra do Espírito Santo e sim de um homem de carne e osso e uma mulher, também de carne e osso. Melhor dizendo, se aplicou o ditado que diz: Deus os cria e o diabo os junta.