"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 9 de abril de 2009

NOTAS DE ANNCOL

NOTAS DE ANNCOL

Juan Carlos Vallejo

Igreja Católica abençoa as Armas na Colômbia.

Tem de ser muito cara de pau para ter o atrevimento de vir a falar de Paz quando desde os púlpitos na Colômbia, historicamente tem-se apoiado a violência e a exclusão social. Essa Igreja colombiana retrógrada, com repiques festivos dos sinos comemorou o assassinato do Comandante Raúl Reyes e, ademais, tem-se dedicado a botar paus na roda do Intercambio Humanitário.

Ora, a proposta do narcopresidente Uribe é para se burlar de forma infame do povo colombiano, justo quando o decadente Império tem anunciado o recorte e tal vez desaparição dos dinheiros para manter a máquina de matar que é o Plano Colômbia. Quando o grande mafioso foi a berrar na fronteira com a Venezuela, dizendo aos guerrilheiros que regressassem a seu país, e eles, na violada retaguarda nacorpresidencial incendiavam meia Colômbia com um paro armado, não teve outra saída que falar de cesse do fogo na Semana Santa, tal vez para que seus áulicos possam visitar suas fazendas e brincar ao golf, sem o temor de serem apanhados pela guerrilha.

Com esse grande paro armado as FARC-EP enviaram o recado para as elites e meios da desinformação colombianos, dizendo que o Movimento Insurgente está mais vivo do que nunca e que as razões que o levaram a empunhar as armas, ainda, são sólidas e que o capitalismo se desmorona, mas que os burgueses tentam reviver empobrecendo ainda mais os mais pobres. Eis a razão de sua rebeldia.

O Diário A Jornada de abril 6/09 cita Uribe: “Eles, que tanto apelam à bondade da Igreja, por que não tem consideração com ela nesta Semana Maior e empeçam um processo de quatro meses sem atividades terroristas na Colômbia, a ver se uma negociação se tornar possível”.

Esse presidente mafioso nada da de graça. Algo sinistro deve estar tramando já que necessita se reeleger para no cair de narizes perante um juízo popular pelos seus crimes contra a Humanidade. E a Igreja, ampla patrocinadora de suas barbaridades, se afundará com ele.

Para lembrar e jamais esquecer:

Palavras de Monsenhor Fabián Marulanda na Conferência Episcopal. Dário El Espectador, fevereiro 1º de 2009:

“Essas liberações não são um favor que as FARC fazem para o país, não são uma mostra de seu sentido humanitário, o único que o povo colombiano quer é que sejam liberados todos e que essa libertação seja feita sem condições e de maneira imediata”.

“A simples vista, com os poucos elementos que possa ter, pensa-se que as razões que devem ter as FARC para realizar essas liberações é manter a expectativa de esperança que há no país, dessa liberação, e isso deixa ver que no fundo não há nenhuma razão humanitária. Humanitário seria que liberassem aqueles que levam muito mais tempo nas selvas, sobre o suposto de que deveriam libertar todos, deveriam iniciar pelos que levam mais tempo”

A seguir, palavras do Padre Alfonso Llano Escobar (qualquer parecido com Pablo Escobar é pura coincidência).

“Temos o direito de nos alegrar com a morte de Reyes” (El Tiempo, março 10.08)

“...mas pena ter que me alegrar porque os deixem tombados em meio da selva. Quando considero todo o mal que têm feito durante 44 anos, não posso menos que sentir profunda satisfação com a justiça que os confina de por vida nas quatro paredes de um calabouço, ou os encurrala e rende nas obscuras trevas da selva que eles mesmos mancharam com sangue inocente”

“Então, apesar de se tratar de seres humanos livres e sensíveis, filhos de Deus e da Pátria, com direito à vida e a liberdade, e apesar de sentir dor por vê-los confinados em uma prisão, tomara que perpétua, ou destinados a uma morte segura, todo colombiano por cujas veias corra sangue nobre não pode menos que alegrar-se de que seja feita justiça, já que levam 44 anos fazendo o mal e arrebatando todos os direitos humanos e divinos de seres colombianos. E para lá vão, assustados, todos os Altos Comandos do Secretariado da guerrilha, se cegos, continuarem a fazer o mal e ensangüentando o coração da Pátria”.

“Matar comunistas não é pecado”, disse o mesmo Padre Llano Escobar (que sem saber por que às vezes confundimo-lo com Pablo Escobar).

“Tinham que aparecer alguns defensores do assassino para se rasgar as vestiduras clamando por que o Padre Llano se alegrava (ao máximo?, maiúsculo erro de leitura) pela morte de um cristão. E nada lhes diz que senti profunda dor. Tentam me fazer dizer o que eu não quis dizer, para justificar seu farisaico reclamo. Como se eles, também, não se tivessem alegrado com a noticia da morte de um inimigo da Pátria. Sejamos sinceros, ou caso contrário, não iremos para nenhuma parte. Aqui nos falta sinceridade e não andar com tantas águas tíbias que não vão ao mar. Ao pão, pão, e ao assassino o castigo. A impunidade no gera az, mas incrementa o crime. Alguém tem de morrer se queremos a paz”

As FARC têm a palavra!.

Terceiro mandato.

Com a ajuda dos paramilitares e seu sujo dinheiro Álvaro Uribe foi eleito narcopresidente da Colômbia. Depois, com um suborno comprou sua reeleição. Agora com um processo torto, muito próprio de seu narcogoverno pretende ficar por mais um período mandando na Colômbia como se fosse uma de suas fazendas. A vida desse mafioso é uma vida de escândalos. E só escândalos são os que tem tido “Varito” desde que os paras o montaram no poder. E o Pólo aí. E a Igreja e os áulicos meios de comunicação batem palmas. Colômbia é uma narcodemocracia rumo ao despenhadeiro. Até quando o povo o resistirá?

Pior o remédio que a enfermidade.
Dito por experientes na matéria: A reunião do G-20 foi uma Torre de Babel. Cada país saiu em defesa de seus interesses e o remédio de dar dinheiro aos moribundos Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, responsáveis pela recessão e débâcle econômica, será pior que a enfermidade. A depressão será inevitável e acarretará consigo governos e povos. Só sobreviverá o Socialismo. O Capitalismo tem morto, mas há quem andem com seu cadáver insepulto ao bom estilo de Antígona.

Cesare Battisti fica no Brasil

Talvez seu nome no seja muito conhecido, nem o grupo revolucionário ao qual pertenceu: PAC, “Proletários Armados para o Comunismo” Mas, Cesare Battisti foi um comprometido revolucionário e escritor da esquerda na Itália durante os anos 70, que combateu contra as elites fascistas da Igreja romana e o governo italiano, durante vários anos. Pese a ter desmobilizado, foi perseguido encarcerado e condenado de por vida por quatro crimes que nunca cometeu (entre 1977-1979), pois encontrava-se muito longe do lugar onde foram cometidos. Escapou da prisão e esteve como refugiado na França sob o governo de Miterrand. Com o giro desse país para a direita, teve que fugir para México, onde a direita também não deixou-lo permanecer aí. Fugiu para o Brasil onde em uma dura e longa batalha legal, o governo de Lula lhe concedeu o Asilo Político. Pietro Mancina, Luciano Pessina e Achille Lollo, companheiros de armas no PAC, também fugiram para o Brasil e esperam a decisão sobre sua petição de Asilo Político.