"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 19 de abril de 2007

O ex-ministro Fernando Londoño deveria ao Estado 60 bilhões de pesos

O “rato” de colarinho branco, Fernando Londoño, deveria esta quantia aos colombianos se existisse justiça na Colômbia. Isso se deduz do artigo da jornalista Rocío Franco Moreno de Caracol. “Inicialmente as ações eram 145 milhões e hoje já são 563 milhões de ações, que incluem os dividendos ganhos até o momento”.


Fernando Ladroño


[Por Rocío Franco Moreno*]

60 bilhões de pesos. Essa é a cifra que o ex- ministro Fernando Londoño Hoyos deveria a Ecopetrol, se fosse cumprida a sentença de primeira instância que lhe ordena devolver as ações supostamente adquiridas de maneira ilegal em Invercolsa.

Caracol Radio percebeu que a cifra é mais escandalosa ainda se levar-se em conta que em 1997 o ex-ministro Londoño comprou as ações de maneira preferencial por nove bilhões de pesos.

Inicialmente as ações eram 145 milhões e hoje já são 563 milhões de ações, que incluem os dividendos ganhos até o momento.

Logo após a sentença da juíza 28 civil que ordenou devolver as ações a Ecopetrol, Londoño apelou à determinação e, por isso, não é definitivo ainda.

Caracol Radio soube que a Procuradoria pediu que sejam embargadas as ações com o fim de que saiam do mercado e evitar que sejam comercializadas.

Segundo o procurador delegado para Assuntos Civis, Alberto Rojas Rios, se bem é certo, já se haviam denunciado as ações, o que agora se pretende é evitar que se encontrem no comércio e se converta num novo problema, pela existência de um comprador.

O Ministério Público assinala que a apelação do senhor Fernando Londoño faz parte do devido processo e deverá lograr rebater também duas sentenças da justiça trabalhista que certificam que o ex-ministro não tinha contrato com Ecopetrol e muito menos com a filial de gases Invercolsa.

O que segue é que a juíza 28 sentencie abrindo o caminho para o seqüestro das ações e que o processo passe em apelação ao Tribunal Superior sala civil.

© Caracol Radio

Enlace original