"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 10 de outubro de 2015

Iniciativas referidas à segunda proposta referida ao "Plano Nacional para o fim do conflito, a reconciliação e a cinstrução da paz"


La Habana, Cuba, sede dos Diálogos de Paz, 7 de outubro de 2015
 Plano Nacional para o fim do conflito, a reconciliação e a construção da paz”
Em desenvolvimento das “Dez propostas mínimas para garantir o fim do conflito, a reconciliação nacional e a construção da paz estável e duradoura”, se apresentam as iniciativas correspondentes à segunda proposta referida ao “Plano Nacional para o fim do conflito, a reconciliação e a construção da paz”:
  1. Formulação e fundamentos normativos do “Plano Nacional para o fim do conflito, a reconciliação e a construção da paz – PLANPAZ”.


  1. Componentes básicos e programas e projetos do PLANPAZ.


  1. Plano financeiro e plano plurianual de investimentos do PLANPAZ.


  1. Conformação da Comissão Nacional do Plano [CONAPLAN.


  1. Compromisso de ações reparadoras das FARC-EP através do PLANPAZ.
A seguir, seus desenvolvimentos?
  1. Formulação e fundamentos normativos do “Plano Nacional para o fim do conflito, a reconciliação e a construção da paz [PLANPAZ]”.


As partes formularão o “Plano Nacional para o fim do conflito, a reconciliação e a construção da paz [PLANPAZ]”, o qual constitui uma condição indispensável para garantir a não repetição e contribuir para gerar as condições reais e materiais para a paz estável e duradoura. O PLANPAZ terá origem constitucional; será desenvolvido através de uma lei de caráter especial, que responderá à situação extraordinária e de Final, assim como a dos compromissos assumidos pelas Partes para sua implementação. O PLANPAZ terá uma vigência não inferior a dez anos. Nas matérias em que seja possível, o Plano Nacional de Desenvolvimento do respectivo governo, assim como os planos de desenvolvimento dos entes territoriais, deverão se harmonizar com o PLANPAZ.


2.        Componentes básicos e programas e projetos do PLANPAZ.
O PLANPAZ será elaborado com fundamento nos mandatos constitucionais e legais derivados do desenvolvimento normativo de todos os acordos, incluídos os necessários para garantir o processo de normalização integral e social, em geral, e das FARC-EP, em particular, que deverá acompanhar a firma do Acordo final. Ademais de alicerçar-se na definição de propósitos e objetivos correspondentes à provisão de garantias de não repetição e de construção de paz estável e duradoura, o PLANPAZ compreenderá as definições de política econômica, social e ambiental necessárias para sua implementação. Além disso, conterá o projeto da institucionalidade especial de paz requerida para seu cumprimento. O PLANPAZ estará conformado por todos os programas e principais projetos de investimento, derivados do conjunto de acordos pactuados, cada um dos quais deverão ter uma estimativa de seu valor global.
3.         Plano financeiro e plano plurianual de investimentos do PLANPAZ
O PLANPAZ terá um plano financeiro que deverá especificar o valor total estimado do Plano, assim como os recursos necessários para sua execução, assinalando de maneira precisa as principais fontes de financiamento. Além disso, conterá um Plano plurianual de investimentos através do qual se identificarão os recursos que deverão se incorporar no orçamento geral da nação do respectivo ano. O Plano plurianual de investimentos se refere aos programas e projetos de investimentos contidos no PLANPAZ.
4.         Conformação da Comissão Nacional do Plano [CONAPLAN].
Com o propósito de elaborar o PLANPAZ, de fazer-lhe seguimento e avaliar periodicamente sua execução, e de propor os ajustes a que tenha lugar, assim como de contribuir para garantir a participação social e cidadã na construção da paz, se conformará a “Comissão Nacional do Plano [CONAPLAN]”. A Comissão estará integrada por representantes do governo de turno e por representantes das FARC-EP ou do movimento político que emerja delas, em igualdade de condições. Ademais, por representantes das organizações sociais, dos grêmios econômicos, dos entes territoriais e da academia. As Partes definirão os aspectos específicos da conformação e o funcionamento da Comissão.
5.        Compromisso de ações reparadoras das FARC-EP através do PLANPAZ
As FARC-EP participarão em forma ativa e decidida no PLANPAZ. A elaboração e a implementação conjunta com as comunidades de seus programas e projetos serão concebidos como parte das ações reparadoras frente às vítimas do conflito, com as quais se encontra comprometida toda a organização. Nesse sentido, o PLANPAZ deverá se articular com as definições do Sistema Integral de Verdade, Justiça, Reparação e Não Repetição.


DELEGAÇÃO DE PAZ DAS FARC-EP


--