"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 13 de outubro de 2007

Corte Suprema da Colômbia Acusa Presidente Uribe de Atrapalhar a Justiça

"É a vingança do cartel do Palácio de Nariño contra a Corte Suprema de Justicia
em razão da ordem de captura do Primo de Alvaro Uribe,
Mario Uribe, o verdadeiro "PADRINO"".



[TeleSUR ]
A máxima instância judicial da Colômbia assegura que o mandatário colombiano atrapalha as investigações que faz o tribunal sobre o caso da chamada parapolítica. Isso logo que Uribe acusou a um magistrado da corte de preparar supostamente um dossiê contra ele.
.
O presidente da Corte Suprema de Justiça da Colômbia, César Julio Valencia, acusou esta segunda o presidente colombiano, Álvaro Uribe, de “obstrução” da justiça nas investigações que o tribunal realiza sobre o caso da chamada “parapolítica”, de ligações com os paramilitares.
.
Isso, logo após as acusações que em um comunicado a Presidência da Colômbia fez contra o magistrado auxiliar Ivan Velásquez, por supostamente oferecer benefícios a um paramilitar preso para envolver Uribe em um crime.
.
O texto assegura que o paramilitar José Orlando Moncada Zapata, de apelido “Tasmânia”, preso na prisão de Itagui do esta de Antioquia, enviou uma carta na qual denunciou que funcionários da Fiscalía e da Corte Suprema de Justiça o haviam contactado “para que acusasse o Presidente Álvaro Uribe Vélez e à outros cidadãos como autores intelectuais do atentado contra o paramilitar Alcides de Jesus Durango, apelido ‘René’, em 2003, em troca de benefícios para ele e sua família”.
.
Segundo a Presidência, nessa carta, “Tasmânia” conta “como foi abordado no cárcere de Itagui e levado à instalações da Fiscalía, em Antioquia, onde o magistrado Ivan Velásquez lhe ofereceu benefícios à ele e sua família, em troca de declarar contra o presidente Uribe”.
.
Mas para o presidente da Corte “tudo é absolutamente impreciso. Estes acontecimentos são gravíssimos e não só estão envolvidos com a segurança do doutor Velásquez, mas que implicam graves atos de obstrução às investigações que realiza esta corporação em vários assuntos e, em particular, ao que é denominado parapolítica”, disse à Rádio Caracol.
.
Mas Uribe disse à CM& que as acusações da Corte contra ele são um “pré-julgamento muito grave”.
.
Deixem que investiguem antes de dizer que estou obstruindo a justiça. A Corte deve dar o exemplo nisso”, replicou o mandatário dessa vez em declarações ao diário El Tiempo.
.
Não obstante, Valencia considerou em declarações à Rádio Caracol que com a acusação contra o magistrado auxiliar Ivan Velásquez, “se pode tratar de desviar a atenção de uma investigação que está sendo feita de cara para o país de maneira transparente”.
.
O próprio magistrado Ivan Velásquez se defendeu das acusações da Casa de Nariño e disse que o denunciado no comunicado “é absolutamente falso”. “Não existe uma declaração oficial de ‘Tasmania’”, disse.
.
Velásquez também chamou a atenção para o fato de que o episódio com ‘Tasmania’ (que disse ter informação sobre anomalias de 4 congressistas) foi há três semanas e que um dia depois, o próprio Presidente se comunicou com ele para falar do tema, conversa que foi confirmada por Uribe.
.
“Então, só agora (...) se torna público o tema”, comentou.
.
O magistrado auxiliar assegurou ainda que há um claro propósito de deslegitimar a investigação da Corte.
.
É que essa polêmica surge no meio do processo que está no poder da Corte Suprema de Justiça pelas conexões de dezenas de políticos com esquadrões paramilitares. Inclusive Ivan Velásquez é quem tem coordenado a investigação da ‘parapolítica’, que já têm na mira 37 congressistas, 14 deles na prisão.
.