Corte Suprema da Colômbia Acusa Presidente Uribe de Atrapalhar a Justiça
Marcadores:
política
"É a vingança do cartel do Palácio de Nariño contra a Corte Suprema de Justicia
em razão da ordem de captura do Primo de Alvaro Uribe,
Mario Uribe, o verdadeiro "PADRINO"".
[TeleSUR ]
A máxima instância judicial da Colômbia assegura que o mandatário colombiano atrapalha as investigações que faz o tribunal sobre o caso da chamada parapolítica. Isso logo que Uribe acusou a um magistrado da corte de preparar supostamente um dossiê contra ele.
.
O presidente da Corte Suprema de Justiça da Colômbia, César Julio Valencia, acusou esta segunda o presidente colombiano, Álvaro Uribe, de “obstrução” da justiça nas investigações que o tribunal realiza sobre o caso da chamada “parapolítica”, de ligações com os paramilitares.
.
Isso, logo após as acusações que em um comunicado a Presidência da Colômbia fez contra o magistrado auxiliar Ivan Velásquez, por supostamente oferecer benefícios a um paramilitar preso para envolver Uribe em um crime.
.
O texto assegura que o paramilitar José Orlando Moncada Zapata, de apelido “Tasmânia”, preso na prisão de Itagui do esta de Antioquia, enviou uma carta na qual denunciou que funcionários da Fiscalía e da Corte Suprema de Justiça o haviam contactado “para que acusasse o Presidente Álvaro Uribe Vélez e à outros cidadãos como autores intelectuais do atentado contra o paramilitar Alcides de Jesus Durango, apelido ‘René’, em 2003, em troca de benefícios para ele e sua família”.
.
Segundo a Presidência, nessa carta, “Tasmânia” conta “como foi abordado no cárcere de Itagui e levado à instalações da Fiscalía, em Antioquia, onde o magistrado Ivan Velásquez lhe ofereceu benefícios à ele e sua família, em troca de declarar contra o presidente Uribe”.
.
Mas para o presidente da Corte “tudo é absolutamente impreciso. Estes acontecimentos são gravíssimos e não só estão envolvidos com a segurança do doutor Velásquez, mas que implicam graves atos de obstrução às investigações que realiza esta corporação em vários assuntos e, em particular, ao que é denominado parapolítica”, disse à Rádio Caracol.
.
Mas Uribe disse à CM& que as acusações da Corte contra ele são um “pré-julgamento muito grave”.
.
Deixem que investiguem antes de dizer que estou obstruindo a justiça. A Corte deve dar o exemplo nisso”, replicou o mandatário dessa vez em declarações ao diário El Tiempo.
.
Não obstante, Valencia considerou em declarações à Rádio Caracol que com a acusação contra o magistrado auxiliar Ivan Velásquez, “se pode tratar de desviar a atenção de uma investigação que está sendo feita de cara para o país de maneira transparente”.
.
O próprio magistrado Ivan Velásquez se defendeu das acusações da Casa de Nariño e disse que o denunciado no comunicado “é absolutamente falso”. “Não existe uma declaração oficial de ‘Tasmania’”, disse.
.
Velásquez também chamou a atenção para o fato de que o episódio com ‘Tasmania’ (que disse ter informação sobre anomalias de 4 congressistas) foi há três semanas e que um dia depois, o próprio Presidente se comunicou com ele para falar do tema, conversa que foi confirmada por Uribe.
.
“Então, só agora (...) se torna público o tema”, comentou.
.
O magistrado auxiliar assegurou ainda que há um claro propósito de deslegitimar a investigação da Corte.
.
É que essa polêmica surge no meio do processo que está no poder da Corte Suprema de Justiça pelas conexões de dezenas de políticos com esquadrões paramilitares. Inclusive Ivan Velásquez é quem tem coordenado a investigação da ‘parapolítica’, que já têm na mira 37 congressistas, 14 deles na prisão.
.