Virginia Vallejo ratifica denúncias contra Uribe
“O narco-estado sonhado por Pablo Escobar tem hoje mais vigência que nunca na Colômbia”, disse a diva dos anos 80. “Os narcotraficantes prosperaram na Colombia não porque foram uns gênios, mas porque os presidentes eram muito baratos”, disse Vallejo, e menciona três nomes como os narcopresidentes: Alfonso López Michelsen, Ernesto Samper e Álvaro Uribe”, reitera Virginia Vallejo em entrevista a “El País”.
ANNCOL
Sobre o atual presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, Vallejo disse que o chefe do Cartel de Medellín o idolatrava. Assegura que o governante, em sua etapa de diretor da Aeronáutica Civil (1980-1982) “concedeu dezenas de licenças para pistas de aterrissagem e centenas para os aviões e helicópteros sobre os quais se construiu toda a infra-estrutura do narcotráfico”.
“Pablo poderia dizer: ‘se não fosse por esse bendito cara teríamos que estar nadando até Miami para levar a droga aos gringos. Agora, com nossas próprias pistas nada nos para. Pista própria, aviões próprios, helicópteros próprios...’ Levavam a merdadoria até Cayo Norman, nas Bahamas, quartel das operações de Carlos Lehder, e dali iam pra Miami, sem problemas”. Virginia Vallejo está disposta a defender publicamente e diante de um detector de mentiras tudo o que foi escrito e declarado.
Leia o artigo inteiro em espanhol em: http://www.elpais.com/articulo/internacional/narcoestado/sonado/Escobar/tiene/vigencia/elpepuint/20071014elpepiint_10/Tes