"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 15 de outubro de 2007

XX Aniversário do magnicídio de Jaime Pardo Leal


[Bogotá/Colombia]


Desde as primeiras horas da manhã do dia 11 de outubro, se iniciaram as atividades em homenagem a Jaime Pardo Leal.


Nos Julgados de Paloquemado, a Seção Judicial lhe rendeu homenagem através de um singelo ato que contou com a presença de vários magistrados, funcionários, amigos e familiares de Pardo Leal.



Às 10 da manhã o encontro foi na Avenida Las Américas com a rua 42, local onde se encontra uma escultura em memória à Pardo Leal e que no dia 11 foi instalada uma placa de mármore entregue pelo Conselheiro Fernando Rojas.



Os conselheiros Carlos Romero e Fernando Rojas, realizaram uma oferenda de flores, com uma coroa de lírio, intervindo o Conselheiro Romero e o advogado Héctor Ribero, exaltando a figura do líder assassinado.


Posteriormente, no Conselho de Bogotá, se impôs a ordem póstuma "José Acevedo e Gómez”, dado a Grande Cruz por parte do presidente do Conselho, Dr, Orlando Parada Díaz e do Conselheiro Fernando Rojas, o autor da lei que consagra o dia 11 de outubro como o Dia Distrital em memória das vítimas da violência. A Ordem Póstuma foi recebida pela senhora Glória Flores de Pardo e por Iván Pardo Flores.


Ao meio-dia uma vasta comitiva se reuniu no cemitério central, diante do mausoléu de Jaime Pardo Leal, onde intervieram alguns líderes do Partido Comunista, e logo se apresentou um conjunto de música mexicana, entoando as canções preferidas do mártir da paz. As atividades comemorativas continuaram às 6 p.m., na Universidade Autônoma, com um ato político e acadêmico.