"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 11 de outubro de 2007

A Verdadeira Face de Uribe

Na Carruagem: Bush-Uribe de visita em Washington!


[Marcos Esteban Rodríguez]




O presidente Uribe nã faz senão “ralar o cobre” em cada uma de suas intervenções. Com seus atos e o de seus lacaios, mostra seu espírito belicoso e sua falta de vontade política para alcançar o que é tão anseado pela imensa maioria dos colombianos, o acordo de Intercâmbio Humanitário.


Uribe tenta construir uma imagem pacifista e conciliadora, nomeando a senadora Piedad Córdoba como facilitadora da Permuta Humanitária. Porém, por outro lado manda seu filho predileto, o oligarca, inimigo do campesinato, ministro da Agricultura, Andrés Felipe Arias, em uma cruzada nacional contra o despejo, que inclui camiseta e sotaque paisa – uribista, em que não deixa de ser uma vil e absurda imitação, pré-campanha presidencial 2010. Esclareço: Nem todos os paisas são uribistas, assim como nem todos os uribistas são paisas.


Nessa mesma órdem, Uribe aceita a mediação do presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, quee convidou o comandante Marulanda ao palácio de Miraflores, em Caracas, para tentar construir e consolidar uma proposta que permita o Intercâmbio Humanitário entre detidos do Governo e das FARC; proposta que os insurgentes, por meio do comandante Raúl Reyes, que preside a Comissão Internacional da organização, não descartam, porém primeiro haveria um encontro Reyes – Chávez em Caracas em 8 de outubro deste ano, para e4ste encontro as FARC convidam o presidente Nicolas Sarcozy, da França.


Imediatamente outro filhode Uribe, o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, disse que as operações no sul do país contra Reyes e a comandância das FARC não cessarão, e não se habilitará nenhum corredor especial para que este possa sair do país. Uribe por sua parte afirmou que o encontro em Caracas as FARC o utilizará para fazer política e buscar assim um “Status de Beligerância”. Indicando que “não podemos permitir que o grupo terrorista das FARC abuse das opções que o governo abre em busca da libertação dos sequestrados e das boas intenções de membros da comunidade internacional para contribuir a que libertem os seqüestrados”.


As opções não são as do governo, são as que os intermediários e facilitadores planejaram e as que as FARC têm manifestado sempre para a realização do Intercâmbio: a evacuação de Florida e Pradera. A única opção do governo, com relação aos 47 detidos em poder da guerrilha, é o resgte militar a sanfue e fogo. Porque para o Presidente, a retirada da Força Pública dos municípios implica “perda de soberania”, na reencarnando o termo ao melhor estilo Hobbesiano e a teoria do Estado – Nação do Século XIX, como se a Colômbia alguma vez em sua história houvera gozado de Soberania, como se a presença de mercenários israelitas, ingleses e gringos operando em território colombiano; a negociação do TLC; a dívida externa; a venda das empresas de comunicação, das aerolínhas e demais; a explração dos recursos naturais em mãos de transnacinais estrangeiras foram “o exercício da soberania nacional do estado colombiano” ou, melhor ainda: Será que para Uribe, Santa Fé de Ralito e a narcoparapolítica são expressão da soberania de estado colombiano?


O presidente Uribe cada vez deixa ver sua verdadeira cara, mostra-se tal como é: um déspota litifundista oligarca paramilitar, cuja negativa à evauação e ao Intercâmbio se deve a não querer reconhecer que na Colômbia existe um conflito socialarmado, e a não reconhecer que o Estado não é soberano, e que, pelo contrário, existem dois governos, como afirmou, faz já algum tempo, o Comandante Reyes: “o de Bogotá e o nosso”.


A Colômbia, como Estado, não é viável desde que siga sendo dirigida por que hoje está na Casa de Nariño, cuhas caras tendem a ser do Terrorismo de Estado, o narcoparamlitarismo, aguerra total contra o povo e o servilismo ao império norteamericano.