"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 26 de janeiro de 2014

Farc anunciam medidas disciplinares por ataque não autorizado




As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram na sexta-feira (24) que aplicarão medidas disciplinares contra os membros da guerrilha que participaram de um ataque na semana passada no departamento do Valle de Cauca, oeste do país. Devido à explosão de uma moto-bomba em La Pradera, uma pessoa morreu e 56 ficaram feridas.


Em uma carta aberta o chefe-máximo das Farc, Timoleón Jiménez, reconheceu a autoria do atentado, um dia depois do término do período de cessar-fogo unilateral de fim de ano que a guerrilha havia estabelecido.

"A ordem [do atentado] partiu do comando de uma das unidades que compõem o Bloco Móvel Arturo Ruiz das Farc. Os responsáveis sofrerão sanções disciplinares e nós condenamos o ocorrido", diz Timoleón na carta.

Além da morte e dos feridos, o ataque danificou casas e a prefeitura da cidade. O Comandante das FARC rejeitou as críticas da imprensa local e de alguns setores políticos quanto ao fato de o atentado ter sido cometido em meio ao processo de paz. "Acreditamos que os responsáveis jamais tenham tido a intenção de ocasionar danos à população civil não combatente, mas isso não exclui a responsabilidade por falta de previsão dos efeitos sobre civis", pondera o texto.

Nas chamadas zonas vermelhas (lugares em que o conflito entre o Exército e as Farc é intenso) são comuns ataques atingirem a população civil.

Em outro texto, Timoleón também reconhece que membros das Farc derrubaram um helicóptero civil que transportava militares na localidade de Anorí, Antioquia. Cinco militares morreram com a queda da aeronave. Disse que o incidente foi provocado pelas Farc e pelo Exército da Libertação Nacional (ELN).

Entretanto, o líder da guerrilha disse que este não foi "o único helicóptero derrubado pelas Farc", ao dizer que um ataque em Briceño, Antióquia, também teve autoria do grupo. Os dois incidentes aconteceram durante o período de cessar-fogo unilateral.

Timoleón argumentou que os ataques foram respostas ao Ministério da Defesa colombiano que, em dezembro, matou um chefe do grupo. Ele disse que a guerrilha "não teve alternativa senão renunciar ao cessar-fogo" nessas regiões porque o Exército manteve ataques e “causou baixas em nossas frentes”.

Até agora as Farc e o governo chegaram a dois acordos parciais. O primeiro sobre o tema agrário, o segundo sobre a participação política no pós-conflito. As negociações continuam e faltam quatro temas para análise.

Agência Brasil