"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Farc: “Santos trava uma guerra como se não houvesse diálogo”


O governo da Colômbia e representantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram, nesta quinta-feira (23) a suspensão temporária dos Diálogos de Paz. De acordo com as partes, as conversas serão retomadas em 3 de fevereiro, após a 2ª Cúpula da Celac, que será realizada em Havana entre os dias 27 e 28 de janeiro.

De maneira inesperada, as partes não produziram um comunicado conjunto, como fizeram nas outras vezes. A insurgência, no entanto, criticou duramente o governo Santos por “travar a guerra como se não houvesse diálogos, ou como se fosse possível adiantar um diálogo simulando que o país não está sofrendo os estragos do confronto”, como declarou o comandante guerrilheiro Iván Márquez a jornalistas.

Em Madri, durante visita oficial, Santos deu declarações à imprensa sobre a nova operação militar em marcha no país contra a guerrilha e que já matou cinco guerrilheiros e oito capturados.

Según Márquez, os rebeldes não estão sentados na mesa de diálogo com o governo "como consequência de uma pressão militar e no caminho da rendição". O líder ressaltou que se trata de um propósito "estratégico".

Até agora, dos seis pontos de pauta, foram firmadas posições em dois: os problemas agrários e a participação política da guerrilha. O tema atual que está sendo debatido em Havana é o problema da droga e o narcotráfico. Sobre ele parece não ter havido ainda nenhum avanço.

Com apoio de vermelho.org.br