"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Farc declaram fim de cessar-fogo unilateral decretado em dezembro


De acordo com o grupo insurgente, o governo realizou na trégua uma verdadeira "investida homicida" e as operações militares "aumentaram em todos os departamentos do país".


"Podemos assegurar que os poucos fatos de guerra nos quais se viram envolvidas unidades nossas durante um mês corresponderam a ações de legítima defesa produzidas diante da perseguição e assédio delirantes que tropas e unidades policiais praticaram sem descanso", afirmou a delegação de paz da guerrilha em declaração lida em Havana, segundo a Efe.

Para o grupo insurgente, os colombianos estão cada vez mais conscientes dessa situação e indicou que seguirá "apostando nas vias de diálogo e reconciliação".

Aberta em 15 de dezembro, esta é a segunda trégua que as FARC declararam desde que se iniciaram os diálogos de paz com o governo da Colômbia, em Havana. O primeiro cessar-fogo unilateral havia começado em 20 de novembro de 2012.

Negociações de paz

Na última segunda-feira (13), o governo colombiano e as Farc retomaram o processo de paz, em Havana. Foi o décimo nono ciclo de conversações para colocar um fim a meio século de conflito armado. Lá, entraram em acordo em dois de cinco pontos da agenda: o desenvolvimento agrário e a participação política.

Na terça (14), a guerrilha propôs uma regulação da produção e comercialização de cultivos ilícitos na Colômbia por meio de um programa que proteja econômica e legalmente os agricultores que cultivam coca, papoula e maconha. Ainda faltam discutir outros dois temas da agenda: o abandono das armas e a indenização das vítimas do conflito.

Fonte: Opera Mundi

..