"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

FARC-EP saúdam a realização da II Cúpula da CELAC em La Habana, Cuba


Senhores

CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO
II Cúpula da CELAC
La Habana, Cuba.


Excelentíssimos senhores


Constitui motivo de grande regozijo a realização da II Cúpula da CELAC como constância do avanço que o importante processo de integração da América Latina e do Caribe está conquistando, e com isso o incremento do protagonismo soberano dos países da região, respeitando o direito de toda nação a eleger o sistema político, econômico e social que estime conveniente, fator que garante a convivência pacífica.


Desde sua criação, a CELAC se erigiu em poderosa promessa de unidade e concórdia, fato que agora se fortalece com a palavra de ordem da proposta de fazer de Nossa América uma Zona de Paz, que responderá aos princípios e normas do direito Internacional, e estará comprometida com a solução pacífica das controvérsias com o objetivo de “desterrar para sempre o uso da força”.


Este magnífico ideal nos inspira para expressar-lhes nosso desejo de contribuir, com nosso máximo empenho, na realização de tão altos propósitos de humanidade, sobretudo pensando num país como Colômbia, que hoje sofre os estragos e o dessangramento que lhe causa uma confrontação interna que ultrapassa o meio século.


Desejamos, e assim o solicitamos, que seja a CELAC, ao lado dos garantidores e acompanhantes do processo de diálogos de Havana, uma das forças determinantes na potencialização dos progressos que já temos e na busca das soluções que permitam pôr fim ao mais prolongado conflito social e armado do hemisfério.


Agradecemos profundamente a reiteração do compromisso de paz para o continente e lhes desejamos os melhores êxitos em suas deliberações.


Secretariado do Estado-Maior Central das FARC-EP
Montanhas de Colômbia, 27 de janeiro de 2014