"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Farc propõem substituição ao cultivo de drogas na Colômbia


-->

 A iniciativa foi apresentada por Pablo Catatumbo, delegado da guerrilha, que participa das negociações de paz com o governo colombiano para encerrar uma disputa mais de meio século.

De acordo com a insurgência, o programa deverá gerar boas condições materiais e imateriais para o bem estar das comunidades e as famílias rurais que atualmente dependem dos cultivos de coca, papoula e maconha.

“Com isso, buscamos superar e a miséria das comunidades e das famílias, que foram forçadas pela sua situação socioeconómica a cultivar tais substâncias”, afirmou o líder guerrilheiro. Para que esse objetivo seja alcançado, a substituição deve ser feita de maneira voluntária, mediante o impulso de planos de desenvolvimento alternativo, desenhados a partir de um acordo e com a participação direta das comunidades interessadas.

Da mesma forma, o grupo insurgente propõe a intervenção direta do Estado para regular a produção e o mercado de coca, papoula e maconha, com base no reconhecimento das qualidades terapêuticas, culturais e medicinais nutricionais, a serem definidas em cada caso.
Além disso, o programa como um todo deve ser financiado pelo governo através de um Fundo Nacional, com a ajuda de outras fontes de financiamento sugeridas pela comunidade internacional.

Dentre os principais pontos do programa, se contempla ainda "a suspensão da pulverização aérea com agentes químicos, a erradicação de cultivos forçada e a revisão imediata das políticas de justiça penal em curso, com foco na perseguição e criminalização de camponeses”.

O 19º ciclo das conversas de paz entre as Farc e o governo colombiano começaram nesta segunda-feira (13) em Havana, Cuba.

Da redação do Vermelho,
Com informçãoe da Prensa Latina