"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

COMUNICADO DO ESTADO-MAIOR CENTRAL DAS FARC

  1. A liberação dos ex-congressistas Luis Eladio Pérez, Gloria Polanco, Orlando Beltrán e Jorge Eduardo Gechen Turbay, é mérito da persistência humanitária e da sincera preocupação pela paz na Colômbia por parte do Presidente Hugo Chávez e da Senadora Piedad Córdoba.
  2. Esta liberação é a mais contundente manifestação de que a humanidade pode mais que a intransigência. Agora deve acontecer o despejo militar de Pradera e Florida por 45 dias, com presença guerrilheira e a comunidade internacional como garantia, para discutir com o governo nesse espaço, a liberação dos guerrilheiros e dos prisioneiros de guerra em poder das FARC.
  3. A liberação pelas FARC desses quatro congressistas tem lugar em meio a uma gigantesca operação bélica –que desprezando a vida dos prisioneiros- tenta seu resgate militar à sangue e fogo. Nessas circunstâncias, um desenalce fatal será responsabilidade do governo da Colômbia.
  4. Nossa vontade para chegar a um acordo de troca com o governo está demonstrada na liberação unilateral que fizemos de 304 militares e policiais capturados em combate, de Clara Rojas e Consuelo de Perdomo, dos quatro congressistas e os policiais de Putumayo, entre outros. Em contraste, o governo da Colômbia – exceptuando a liberação de Rodrigo Granda- não fez nada além de manipular a opinião com a libertação de supostos guerrilheiros, encabeçados pelos mesmos dois ou três agentes da inteligência, aos que sempre recorre como atores desavergonhados, segundo a circunstância.
  5. Queremos agradecer ao Presidente Hugo Chávez por seus esforços pela troca de prisioneiros de guerra e pela paz na Colômbia. Sua gestão e a da Senadora Piedad Córdoba, deve ser rodeada pelos familiares dos prisioneiros de guerra e por todos. Sua valorosa posição de considerar as FARC como Força Beligerante, está no caminho correto, porque remove inamovíveis e dinamiza a busca por uma solução política ao profundo conflito social e armado que a Colômbia vive. A essa imensa maioria que marchou, não contra as FARC, mas contra a violência, pelo intercâmbio humanitário e a paz, nosso reconhecimento e exaltação em prosseguir seus esforços pela concretização de tão justa causa.

    Secretariado do Estado Maior Central das FARC