"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 17 de fevereiro de 2008

Duas fotos, uma história

ANNCOL



A primeira estremeceu o mundo. Foi no Vietnam. Foi a execução sumária de um guerrilheiro Vietcong. Seu autor nunca se arrependeu. O fotógrafo teve sentimentos de culpa por toda a vida. O povo do Vietnam venceu o invasor ao qual servia este sátrapa.

A segunda nos estremece, mas não estremece ao mundo. É na Colômbia. A criança da foto é o filho de 8 anos de Julián Vélez, um dirigente da União Patriótica do departamento de Meta. Em 14 de setembro de 1991 foram assassinados Carlos Julián Vélez Rodrigues, sua esposa Maria Norma Garzón, seu filho de 8 anos, Luis Carlos Vélez Garzón (foto) e seu irmão Dumas Elkin Vélez Rodriguez.

O cadáver da criança foi objeto de sevícia e psicopatia por parte de seus assassinos. Foram amputados seus órgãos genitais, em manifestação de quererem acabar com a semente da revolução, da justiça.

Condutas que se repetem no tempo e espaço. São os horrores das forças militares-narcoparamilitares. Vítimas esquartejadas vivas com moto-serras. Decaptações de vítimas e posterior jogo de futebol com suas cabeças. Assassinatos e tomada de sangue das vítimas. Cruzamentos para evitar as almas das vítimas.

Desaparição dos desaparecidos (o primeiro caso é o sequestro-desaparição dos restos mortais do padre guerrilheiro, Camilo Torres Restrepo, por parte do General Álvaro Valencia Tovar).

É a enorme crueldade de um Estado e seus governos que têm degradado o conflito interno colombiano e utilizam o inimaginável para vencer o inimigo. Por isso assassinam camponeses, indígenas, negros, mulheres, crianças, sindicalistas, dirigentes de esquerda, homens e mulheres todos filhos do povo. Cem, duzentos, trezentos mil vítimas? Ninguém sabe.

Duas fotos e uma história. Os povos terminam vencendo seus opressores.