"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Ameaças a Carlos Gaviria

ANNCOL/PDA


O desespero dos uribistas quando se dá a suposta 'marcha contra as FARC', é de tamanha magnitude que chegam a recorrer a tudo, lembrando a época áurea da Unión Patriótica (UP) e das ameaças contra os partidos que nela se reuniam quando todos recebiam votos, coroas de flores, cartas e telefonemas ameaçadoras e milhares de outras formas de coerção..

As ameaças não foram feitas em vão. Quem era ameaçado efetivamente recebia atentados contra sua vida. Sempre foi assim. São as manobras do Terrorismo de Estado, hoje, em sua variante narco-para-fascista. Desta forma, foram mortos 5.000 militantes da Unión Patriótica incluindo os candidatos presidenciáveis. Assim assassinaram centenas e centenas de membros do Partido Comunista, que só durante o governo de Uribe Vélez perdeu 150 militantes, assassinados pelas forças militares e narcoparamilitares.

Agora, quando percebem que não podem fazer o mesmo com as guerrilhas das FARC, porque com elas o buraco é mais embaixo, ameaçam os membros da PDA. Ontem mesmo, enviaram uma ameaça endereçada a Carlos Gaviria. Damos a ela a devida publicidade porque nós sabemos exatamente como jogam a oligarquia e a máfia na Colômbia:

"Polo Democrático Alternativo Sexta-feira, 1º de fevereiro de 2008

Se Carlos Gaviria participar da concentração da próximo segunda -feira, dia 4 de fevereiro, e portanto, se vir a "retirar-se da marcha, lhe faremos picadinho vivo, na base do facão e do machado…".

É nestes termos que se refere uma carta anônima que chegou nesta tarde, em correio certificado, à sede do partido na capital do país.

O anônimo assinala, ademais, que existe uma vigilância especial sobre as atividades de Gaviria. "Desde já estamos te vigiando com nossa quadrilha de Ciudad Bolívar".

Para os dirigentes do Polo, isto se constitui numa nova ameaça, das tantas que tem chegado a várias sedes regionais e contra militantes do partido mais importante da oposição na Colômbia, confirmando que, desafortunadamente para o país, se mantêm a agressão e a chantagem contra a vida como um mecanismo de terror contra as opiniões alternativas.

O Polo exige que o governo nacional dê garantias para a jornada que foi convocada para a Plaza de Bolívar, na mesma segunda-feira, 4 de fevereiro, com uma convocatória e com bandeiras diferentes das dos organizadores da marcha.

O Polo Democrático Alternativo declara que, devido ao seu ideário democrático baseado na tolerância, apesar de não compartilhar dos objetivos da marcha, não travará nenhuma ação que atente contra os que não estão de acordo com nossas posturas.

Alertamos à comunidade internacional sobre as possíveis conseqüências desta ameaça, e exigimos do governo garantias para o exercício da oposição política a todos os nossos afiliados".