"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 11 de novembro de 2008

Equador denunciará o Ministro da Defesa da Colômbia por manipulação do computador de Raúl Reyes

Por enquanto a denúncia será apresentada pela Assembléia Permanente dos Direitos Humanos do Equador, porém não se descarta que futuramente tramite através de tribunais internacionais.

Equador denuncia que o exército colombiano manipulou intencionalmente os arquivos achados no disco rígido do computador de Raúl Reyes, ordenador que tinha sido localizado em território equatoriano, com o que se violaria o acordo em matéria penal que têm ambos os países. Por enquanto a denúncia será apresentada pela Assembléia Permanente dos Direitos Humanos do Equador, porém não se descarta que futuramente seja tramitada por Tribunais Internacionais.

Equador fará um passo prévio em relação com o que estão pensado fazer Tribunais Internacionais nos próximos meses.

Equador denuncia que o exército colombiano manipulou os arquivos do computador de Reyes para culpar o governo equatoriano de acolher no seu território as guerrilhas das FARC.

A Assembléia Permanente dos Direitos Humanos do Equador denunciará o Ministro da Defesa, o Secretário geral da INTERPOL, o Fiscal da Colômbia e o recentemente demitido chefe do exército colombiano, Mario Montoya, por violar um acordo de colaboração recíproca em matéria penal que atualmente têm Colômbia e Equador.

A denúncia faz referência a "um ponto do código penal colombiano que qualifica de traição diplomática" o cargo público que haja atentado contra seu próprio país violando qualquer acordo de colaboração entre vários países. Esta traição diplomática castiga a qualquer cargo público até com a perda de seu cargo.

A notícia encontra-se em Rebelión.