"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Álvaro Uribe Vélez é Persona Non Grata no México


por Associação de Pais e familiares das vítimas do bombardeio ao Equador

Diante da mais recente visita do presidente da Colômbia Álvaro Uribe Vélez ao México (do dia 7 ao dia 11 de novembro de 2008), os Pais e Familiares dos jovens mexicanos assassinados em Sucúmbios, no Equador, manifestamos nosso repúdio à sua visita e exigimos não apenas que ele seja declarado persona non grata, mas que seja julgado pelo assassinato confesso de Verônica Velázquez Ramírez, Fernando Franco Delgado, Soren Aviles Angeles e Juan Gonzalez del Castillo, assim como pelos ferimentos e danos causados a Lucia Morett Alvarez.

Vemos com muita preocupação essta visita, que é a terceira de Uribe a nosso país em 2008, deixando clara a proximidade e a cumplicidade que ele mantém com o governo mexicano, que não condena o assassinato de quatro compatriotas e não procede juridicamente como deveria contra Uribe, que reconheceu abertamente desde o início a autoria do massacre de Sucúmbios e o assassinato de nossos filhos.

Uribe não só conta com o respaldo do governo de Felipe Calderón, como também aliou-se com grupos ultra-direitistas para tentar limpar a sua imagem e evitar inutilmente a condenação social do povo do México. Uma mostra disso foi a reunião que teve com Vicente Fox (ex-presidente do México), Jose Antonio Ortega Sánchez (Presidente do Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal) e vários membros do grupo “Melhor Sociedade, Melhor Governo”, todos esses vinculados diretamente a “El Yunque” (organização clandestina de ultra-direita no México).

Em tal encontro estes personagens não pouparam elogios a Uribe e pediram-lhe mais informação para “convencer” a opinião pública de que atuou bem assassinando mais de 20 pessoas, em troca de que ele, Álvaro Uribe, os nomeasse seus “sócios anti-terrorismo”. Diante desse fato, pedimos que seja investigada essa relação de “sócios”, já que publicamente foi denunciado os vínculos do presidente colombiano com o narcotráfico e o paramilitarismo.

Desse modo, os Pais e Familiares das Vítimas de Sucúmbios, Equador, junto com organizações sociais, políticas e grupos estudantis deixamos claro nosso repúdio a sua visita através de manifestações pacíficas nos arredores dos locais onde se encontrava Álvaro Uribe Vélez, no dia 7 de novembro às 16:00hrs., onde ficamos na sede de um hotel na Cidade do México, onde estava ocorrendo a reunião. Ficamos durante duas horas portando mantas e cartazes, que denunciam o assassinato de nossos filhos e a culpa de Uribe.

No dia 10 de novembro, fomos à residência oficial de Los Pinos, onde Uribe Vélez era recebido oficialmente, ali nos manifestamos na parte de fora da residência, exigindo que ele fosse declarado Persona Non Grata e fosse julgado pelos crimes cometidos. Cabe assinalar que a passagem nos foi impedida por um grupo do exército e, durante todas as manifestações, tivemos uma constante vigilância por parte do Estado-Maior Presidencial (corpo de segurança do Estado mexicano), que ficaram fotografando insistentemente a todas as pessoas que compareceram solidariamente à manifestação.

Por último, queremos manifestar com inquietude a forma como o México segue os passos da Colômbia, buscando implementar toda uma política de violência e criminalização do protesto social e político, dos jovens e, em geral, daquelas pessoas que não compartilham da visão degradante do poder atual, sob a bandeira da suposta “luta contra o narcotráfico e o terrorismo”, que sabe-se publicamente estar inserido nas altas esferas políticas, e onde estados como o colombiano são quem exercem o verdadeiro terrorismo.

México, D.F., novembro de 2008

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E FAMILIARES DAS VÍTIMAS DE SUCÚMBIOS, EQUADOR.

O artigo (em espanhol) encontra-se em ABP Notícias.

Tradução de Thiago Ávila.