"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Farc: forças do regime sofreram 489 baixas

Nos meses de agosto, setembro e outubro de 2008. Na região sul-oriental do país ocorreram 107 ataques de células guerrilheiras contra várias unidades militares e outros 27 combates consideráveis em outros pontos. Os dados são parcialmente oficiais e tornaram-se conhecidos da ANNCOL há pouco tempo.


Setor de guerra do Bloco Oriental, regimentos 17 e 25 do Comando Central e Coluna Teófilo Forero das FARC-EP

A queda de 27 oficiais e suboficiais do Exército, seguida pela renúncia do Comandante desta força, Geral Mario Montoya Uribe, sob o peso de evidências que envolvem o Exército colombiano no desaparecimento e assassinato de jovens humildes; com o propósito exclusivo de apresentá-los como “saldos positivos” no desenvolvimento das operações de combate contra a insurgência, traz à luz a macabra face da política de “segurança democrática” do presidente Uribe: sustentar, com cadáveres de inocentes, as estatísticas sobre as quais se mantém as ações militares e os relatórios oficialescos que dão conta de “vitórias” obtidas nos campos de batalha.

Mas a realidade da guerra de guerrilhas celulares, em curso hoje na zona rural colombiana, é muito diferente da que é apresentada nesses relatórios oficiais divulgados nos meios de desinformação que pertencem às classes dominantes desse país. Isso é o que se pode concluir dos resultados reais dos confrontos nos meses de agosto, setembro e outubro de 2008, em que pese só termos obtido acesso aos relatórios de um segmento dos regimentos e unidades celulares do Bloco Oriental, regimentos 17 e 25 do Comando central e da coluna Teófilo Forero do Bloco Sul das FARC-EP.

No transcurso desses três meses, em apenas uma pequena parte sul-oriental do país, registrou-se 107 ataques dos Comandos guerrilheiros contra unidades militares, mais 27 combates consideráveis em outros locais. No mesmo lapso de tempo ocorreram 16 choques ou combates entre as tropas da burguesia narcotraficante-paramilitar e as guerrilhas revolucionárias, com 7 emboscadas e 1 assalto realizados por parte dos insurgentes; neles, as tropas oficiais caíram em 249 minas e 21 campos minados.

O resultado das ações insurgentes não poderia ser mais eloqüente: 131 mortos e 358 feridos, isto é, um total de 489 baixas nas forças do regime, enquanto as nossas baixas chegaram a 36, somando 15 mortos, 15 feridos, 1 guerrilheiro desaparecido, 5 prisioneiros e 1 guerrilheiro que se entregou ao inimigo em combate.

No desenvolvimento das operações foram derrubados 2 helicópteros e outros 6 foram atingidos, da mesma forma que 1 pequeno avião e 2 pirañas. Outras 5 torres de energia foram destruídas, dinamitou-se um oleoduto e foram realizadas mais de 20 ações de sabotagem contra empresas que se negaram a cancelar o imposto da Lei 002 nas cidades de Bogotá, Neiva, Girardot e nos povoados de Garzón Huila, Cáqueza e Ubaque na Cundinamarca. Em um dos explosivos ativados perto de 3 soldados, morreram 7 civis a serviço do governo em seu plano de eliminação seletiva.

A ação militar informou-nos da existência de 4 fuzis, 500 projéteis calibre 2,23 e 1 granada de mão recuperados; nessas mesmas ações perdemos 5 fuzis e uma pistola.

A seguir, o detalhamento das ações realizadas.


DIÁRIO DE GUERRA - BLOCO ORIENTAL - FARC-EP

Frente 7. Em 19 de outubro, às 5 horas, milícias bolivarianas lançaram duas granadas na patrulha do Exército na vereda Momposina. Resultados (R): 4 soldados mortos, 11 feridos.

Frente 55. Atingiu o Exército em duas oportunidades na Vereda La Libertad. Resultados Desconhecidos (SDR). Próprios em Novidade (PSN).

Companhia Juan José Rondón. Em 19 de setembro combateu nas cabeceiras do rio Negro por 40 minutos. SDR/PSN. Em 13 de outubro, às 14h30, ativou vários campos minados. Um helicóptero chegou a apanhar feridos. O 26º combateu o Exército no Rio Negro por 10 minutos. SDR/PSN.

Frente Reynaldo Cuellar. Em 1º de setembro combateu na vereda Tortuga por 10 minutos. SDR/PSN. Em 18 de setembro entrou em choque com o Exército na vereda Pollo Gordo. SDR. Baixas: 1 ferido e 1 desaparecido. Em 23 de setembro entrou novamente em choque com o Exército na vereda La Tigrera. SDR. Baixa: 1 ferido. Em 10 de outubro combateu em Cristalina. SDR/PSN. No dia 15 de outubro combateu em S. Miguel. SDR/ PSN.

Frente Vladimir Esteven. Em 10 de setembro o Comando caiu em uma emboscada e combateu por 15 minutos. R: 2 soldados feridos. PSN. Em 10 de setembro, às 13h30, combateu na vereda Oasis por 20 minutos. R 1 soldado morto. Em 4 de outubro combateu na Y de La Macarena. SDR/ PSN. No dia 17 de outubro, às 9h25, combateu no Alto Cachicamo. R: 1 soldado morto, 3 feridos.

Frente Yarí. Em 1º setembro combateu na Vereda La Sierra por 40 minutos. R: 1 soldado morto. PSN. Em 6 de setembro o Exército ativou uma mina. R: 2 soldados mortos, 1 ferido. Em 8 de setembro o Exército chegou a La Argentina e combateu por 20 minutos. SDR/ PSN. Em 21 de setembro combateu em El Recreo por 20 minutos. R: 2 soldados e 1 tenente feridos. Em 22 de setembro houve combate na vereda La Chivera por 20 minutos. SDR/PSN. Em 26 de setembro um franco-atirador atingiu um soldado em Yarí. Em 10 de outubro combateu por 40 minutos em Yarí e constatou-se a presença de um helicóptero. PSN. Em 12 de outubro combateu em La Sombra por 11 minutos. SDN/PSN. Em 20 de outubro, às 9h20, combateu em Morrocoy. SDN/ PSN. Em 19 de outubro combateu em Puente Viuda por 30 minutos. R: 1 soldado morto, 1 ferido. Em 19 de outubro combateu em La Sombra por 10 minutos. R: 1 soldado morto, 1 ferido. PSN.

Frente 22. Em 20 de setembro combateu nas proximidades de Caño Curramba por 20 Minutos. SDR/ PSN. Em 23 de setembro combateu perto de Caño Canoas por 10 minutos. SDR/PSN. Em 2 de outubro combateu nas imediações de Caño Yarumales. SDR/PSN. Em 11 de outubro combateu em torno de Caño Curramba. R: 1 soldado morto, 1 ferido. PSN. Em 14 de outubro o Exército caiu em 4 minas. Em 17 de outubro o Exército caiu em um campo minado nas proximidades de Caño Yarumales.

Frente 52. Em 25 Outubro combateu com o Exército entre Río Guayabero e Caño Yamú por 15 minutos. SDR/ PSN.

Frente 1. Em 5 de outubro, às 8h30, combateu na vereda La Argelia, setor de Calamar, por 20 minutos. R: 1 soldado morto. PSN. Em 9 de outubro, às 12 horas e às 12h30, combateu em três ocasiões em Casa Roja e Villa Ofelia, setor de Miraflores, por 5 e 10 minutos. R: 9 soldados mortos, 4 feridos. Em 12 de outubro, às 14h30, combateu com a polícia em Carurú e com o Exército diante do povo por 15 minutos. SDR/PSN. Em 13 de outubro, às 14h30, combateu em La Argelia, setor de Calamar, por 20 minutos. SDR/PSN. Em 15 de outubro, às 13 horas, 13h30, 13h40 e 14h20 combateu a polícia de Miraflores em quatro flancos: 3 garitas y tanque de la emisora No mesmo instante travava combate com o Exército nos arredores de Carranguero. R: 5 soldados e 3 policiais mortos. PSN.

Frente 55. Em 23 de outubro combateu com o Exército por 20 minutos. SDR/PSN.

Frente 10. Em 16 de setembro foi dinamitado o tubo Sinaí. Em 22 de setembro, às 15 horas, combateu na V. Loureiros Dos Y caño Azul por 25 minutos. R: 4 soldados feridos. Em 17 de outubro, às 7 horas, um franco-atirador eliminou um soldado entre La Conquista e Manancial. Em 21 de outubro, às 13h40, emboscou uma patrulha na vereda El Mirador, município de Tame. R: 2 soldados mortos, 3 feridos.

Frente 38. Em 10 de outubro combateu o Exército por 30 minutos na vereda Tobaca de Fortul. SDR. Um ferido sem gravidade.

Frente Antonio Nariño. Realizaram ações de sabotagem às seguintes empresas por estas não cancelarem o imposto da lei 002: Disprocarnes, armazéns do Carrefour em Bogotá e Girardot, Bus Panamericanos, Transpensilvania, Transoriente, Grand Geophysica, Eléctricos H.H., Plásticos de La Sabana, Eléctricos Bogotá, Eléctricos Men, Eléctricos Amperios, Eléctricos Empresarial, Flexo-Spring, Plax Boxer.

- 5 Torres de energia foram inutilizadas em Flandres (Tolima);
-
- 2 policiais foram eliminados em Bogotá;
-
- 6 militares caíram em minas na área rural de
- Cundinamarca;
-
- Combate em São Bernardo, Cundinamarca;
-
- SDR;
-
- Baixas próprias: 1 guerrilheira morta.

Frente 45. Em outubro uma guerrilha mista das frentes 45 e 38 combateram na vereda Sitaca (Fortul) por 30 minutos. SDR. Baixas próprias: 1 ferido sem gravidade.

Companhia Ismael Ayala. Em 21 de outubro, às 05h20, emboscou o Comando do Exército na Totumita de Baraya. SDR.

Frentes 51 e 25. Em setembro: o Exército caiu em 15 minas em Cabrera, Páramo de Los Osos, Peñas Blancas e La Herramienta. Foram realizados dois combates em El Venado e Las Cuevas, de 20 minutos cada. SDR/PSN. Ocorreu combate corpo-a-corpo em Lagunitas de San Juan de Sumapaz. R: 2 soldados mortos, 2 fuzis recuperados. Ocorreu um ataque surpresa em Cabrera, Cundinamarca. R: 4 mortos, 3 feridos. Baixas próprias: 1 morto, 1 capturado. Foram realizadas sabotagens por não pagar o imposto da Lei 002 às seguintes empresas: Termaco, Transoriente, e em Bogotá, Cáqueza e Ubaque.

Frentes 55 E 17. O Exército ativou 11 minas entre San Pedro, Dorado, La Linea. O Exército ativou 2 minas entre San Pedro, Quebradón, La Línea. O Exército ativou 3 minas entre La Línea e Caño Hospital Alto. Ocorreram 4 combates em San Pedro, Dorado, La Línea. Ocorreu um combate em Filo Papamene. Ocorreram dois combates em La Libertad. SDR/PSN. Em 8 de agosto ativou-se um explosivo contra um helicóptero. R: um coronel morto, o helicóptero foi avariado.

Frente 7. Em 8 de setembro, às 5h30, um Comando combateu na Vereda Caupal de San José por 20 minutos. R: 1 cabo morto, 3 soldados feridos. PSN. Em 9 de outubro, às 15h30, combateu por 15 minutos na vereda El Chiguiro de San José. R: 2 soldados feridos. PSN. Em 24 de outubro, às 12 horas, combateu na vereda Tortuga. R: 1 soldado morto.

Frente 16. Em 1º de agosto combateu com pirañas por meia hora. R: 2 mortos, vários feridos. Baixas próprias: 1 ferido capturado, 1 fuzil perdido.

Frente Urías Rondón. Em 10 de agosto combateu o Exército em Manantial. R: 5 mortos, 3 feridos. Em 22 de agosto combateu o Exército em Puente Santo Domingo. R: 5 mortos, 3 feridos. Material recuperado: 1 peixeira, 500 unidades de munição calibre 2.23, uma granada de mão. Em 5 de setembro combateu o Exército no caño Santo Domingo. R: 1 morto, 1 ferido. Em 3 de outubro combateu uma frota de helicópteros na vereda La Ilusión. R: 1 Helicóptero avariado. Em 15 de Outubro combateu uma frota de helicópteros na vereda Manantial. R: 1 Helicóptero avariado. Em 30 de setembro combateu uma frota de helicópteros. SDR.

Frente 42. Em 18 de agosto combateu o Exército em Filo Amador, vereda Bocas del Sansa, às 7h30. R: 1 morto. PSN. Em 18 de agosto combateu o Exército em Morro Belo, às 9 horas, durante 10 minutos. SDR/PSN. Em 21 de setembro um Comando em missão de reconhecimento travou batalha com o Exército às 9 horas durante 5 minutos em Filo Marimba, vereda La Argentina. SDR. Baixas próprias: 1 Ferido

Frente 26. Em 8 de agosto, em La Esmeralda, um destacamento chocou-se com o Exército. 1 guerrilheiro morto. Em 12 de agosto o Exército caiu em 1 mina em La Esmeralda. R: 1 ferido. Em 9 de agosto o Exército caiu em 2 minas no lugarejo de La Piedra. R: 2 feridos. Em 10 de setembro travou combate com o Exército em La Pedra. R: 1 morto, 2 feridos. Em 16 de setembro o Exército caiu em 1 mina. R: 1 Ferido. No dia 14 de outubro o Exército caiu em 1 mina no lugarejo de El Lago. R: 1 Sargento ferido.

Companhia Octavio Suarez. Em 26 de outubro, às 16h30, o Exército ativou uma mina. Às 17h20 houve combate por 20 minutos, às 17h40 ativou-se outro campo minado. Em 27 de outubro a companhia combateu a mesma patrulha por 4 horas, às 15h30 ativou-se minas, combateu-se também a aviação inimiga em 5 ocasiões. 2 helicópteros foram avariados e não puderam evacuar. Em 28 de outubro chegaram 3 bombardeiros, 2 harpias - o avião-fantasma - e dois helicópteros que bombardearam, metralharam a área, e recolheram as baixas. Quantidade desconhecida de mortos e feridos. PSN.

Frente 52. Em 27 de outubro combateu em El Tapir por 20 minutos. SDR/ PSN.

Frente 39. Em 15 de agosto combateu o Exército em Caño Siare. R: 1 Ferido. Baixas próprias: 1 capturado. Em 20 de agosto chocou-se com o Exército em Los Mangos. SDR. Baixas próprias: 1 morto, 1 capturado. Em 7 de setembro combateu o Exército em Caño Nudo. SDR/Próprios: 1 morto. Em 5 de setembro o Exército ativou minas. R: 2 mortos, 1 ferido. Em 8 de setembro o Exército ativou uma mina em Cachama. R: 1 morto. Em 15 de setembro o Exército ativou uma mina em Alcatraz. R: 2 mortos, 2 feridos. Em 12 de outubro o Exército ativou mina em Alcatraz. R: 2 mortos, 1 ferido.

Frente 27. Em 4 de setembro o Comando chocou-se com o Exército em Los Pinos. SDR/PSN. Em 9 de setembro o Exército ativou mina em Gorgona. R: 3 mortos, 1 tenente, 1 sargento e 2 soldados feridos. Em 23 de setembro o Comando voltou a chocar-se com o Exército em Yarumales. SDR/ PSN. Em 27 de setembro o nosso Comando teve novo choque com o Exército em Yarumales Alto, com vários mortos e feridos. Baixas próprias: 1 morto. Em 1º de outubro o Comando encontrou o Exército em duas ocasiões em Yarumales Alto. SDR/PSN. Em 3 de outubro o Comando encontrou o Exército em Yarumales Alto, 2 quilômetros acima outro Comando também interceptou o Exército. Baixas próprias: 1 morto, 2 feridos. Em 12 de outubro o nosso Comando encontrou o Exército em em Piedras Gordas. No mesmo dia o Exército ativou 4 minas em Yarumales. Baixas próprias: 3 mortos, 1 ferido. Em 13 de outubro bombardearam Piedras Gordas, o Exército ativou uma mina em filo burro. SDR. Em 14 de outubro, às 7 horas, o contingente inimigo caiu em 2 minas em Casa Azul. R: 10 feridos, entre eles 3 soldados em estado grave. Em 15 de outubro o Comando interceptou o Exército em Yarumales. Baixas próprias: 1 levemente ferido. Em 17 de outubro o Comando combateu o Exército em Farolo por 15 minutos. R: 1 morto, 2 feridos. Baixas próprias: 1 morto. Em 20 de outubro o Comando interceptou o Exército. R: 1 guerrilheiro rendeu-se ao inimigo. Em 22 de outubro, à noite, combateu-se o Exército em Farolo. SDR/PSN. Em 23 de outubro uma patrulha do Exército caiu, pela parte de trás, em uma emboscada. Travou-se combate durante 10 minutos. Baixas próprias: 2 feridos leves.

Frente 44. Em 2 de setembro, às 12h30, combateu a Marinha por 10 minutos. R: 1 morto, 2 feridos. PSN. Em 3 de setembro, às 8 horas, combateu a Marinha em Cumare por 25 minutos. R: 2 Piranhas estragadas, 6 mortos. PSN. Em 18 de setembro combateu o Exército em Tres Islas. SDR. Em 27 de setembro combateu a Marinha em Punto Chocho. SDR. Em 29 de setembro combateu a Marinha em Caño Picho. SDR. Em 30 de setembro combateu a Marinha em Caño Eginio. R: 1 ferido. Em 4 de setembro combateu a aviação inimiga em La Ermita. SDR. Em 5 de setembro o Exército ativou minas em La Unión. R: 5 mortos, 6 feridos. Em 26 de setembro, às 15 horas, emboscou a Marinha nas Bocas Mitares. SDR. Em 6 de setembro o Exército ativou minas na vereda El Bambú. R: 4 mortos. Em 12 de setembro atingiu um pequeno avião em El Dorado. SDR. Em 13 de setembro combateu contra mais aviões em La Ermita. R: 1 pequeno avião avariado. Em 15 de setembro combateu o Exército na escola Pipiral. R: 1 morto, 1 ferido. Em 1º de outubro, às 14h30, emboscou o Exército em Caño Danta, detonando 2 gorros chinos. R: 10 mortos e vários feridos. PSN. Em 3 de outubro combateu o Exército em La Hormiga. R: 1 morto. Em 3 de outubro combateu o Exército em Bocas Caño Guaviarito. R: 2 mortos, 2 feridos. Em 6 de outubro o Exército ativou uma mina. Às 12 horas combateu o Exército na vereda Caimán. R: 1 morto, 1 ferido. Em 7 de outubro tomou de assalto o destacamento do Exército na vereda La Liberia. R: 8 mortos, vários feridos. Em 21 de outubro emboscou a Marinha nas proximidades de Cano Yamú. SDR.

Frentes 53 e 26. Comando de tarefas especiais emboscou o Exército em San Juan de Sumapaz e Mesetas. Combateu o Exército por uma ocasião e combateu por 20 minutos. R: 8 mortos, 25 feridos - entre eles um capitão. Baixas próprias: 3 mortos, 4 feridos, 2 fuzis e uma pistola perdidos. Em Sumapaz, Medellín del Ariari e Uribe o Exército caiu em cerca de 30 minas.

Frente Urias Rondón. Exército caiu em 2 minas. Combateu o Exército em 1 ocasião. R: 1 morto, 2 feridos.


Frente 42. Exército caiu em 10 minas. Combateu por 2 ocasiões com o Exército e participou de 2 tiroteios. R: 2 mortos, 12 feridos. Baixas próprias: 1 ferido.

Companhia Fuerza Especial. Na região entre os rios Guaduas e Platanillo os militares caíram em 15 minas. Esse mesmo Exército foi fustigado em 7 ocasiões. SDR.

Frente 40. Fustigou o Exército em 7 ocasiões. SDR. O mesmo pelotão caiu em 9 minas.

Companhia Uver Zapata. Fustigou o Exército em 7 ocasiões. O Exército caiu em 32 minas.

Companhia Luís Pardo. Em 13 de setembro os militares caíram em 14 minas em Guayabo e Filo d'Água. Numa pista de pouso caíram em 20 minas. Houve novos combates contra esse mesmo pelotão em outras 5 ocasiões. R: 1 soldado morto, um helicóptero avariado.

Coluna Teófilo Forero, Bloco Sul. 1ª Companhia. Em 16 de setembro o Exército caiu numa mina em Puerto Amor. R: 2 soldados mortos, 1 ferido. Em 14 de setembro combateu em Maravalle. R: 2 mortos, 2 feridos. Em 15 de setembro o Exército caiu em 2 minas em Taqua. Em 20 de setembro, em Las Palmas, caíram para 5 minas e um morteiro. R: 8 feridos. Em 22 de setembro, em Caño Venado, caíram em 3 minas. Em 23 de setembro combateu o Exército, que caíra numa mina, em Puerto Amor.

4ª Companhia. 6 trocas de tiro em Brisas del Lozada, caíram para 6 minas. Fustigou o Exército por 7 ocasiões em Alto Guaduas. Caíram em 7 minas. R: 2 mortos, 1 ferido. Baixas próprias: 1 morto, 2 fuzis perdidos. Em outubro trocou tiros com o Exército em Las Palmas. Em 8 de outubro ativou um campo minado em Guayabal. R: 2 mortos. Em 9 de outubro, em Fio Parilla, o Comando penetrou no acampamento de uma patrulha, instalou uma bomba e a detonou. R: 2 fuzis Galil recuperados. Em 3 de outubro em Garzón se bolo hotel ley 002. Em 11 de outubro, em Neiva, realizou sabotagem contra os hotéis Praça e Zuliman que se negaram a pagar o imposto da lei 002. Em 19 de outubro, em El Pato, nossa companhia atingiu um helicóptero. R: 1 helicóptero derrubado, o piloto morto, 5 soldados mortos e 6 feridos.



Comunicado do Bloco Iván Ríos das FARC

1. A “captura” daquele que se identifica como El Pillo, em Antioquia, é outro “falso positivo” do Exército no desenrolar da nova campanha de distorção midiática contra as FARC. O mencionado indivíduo é um desertor que entregou-se ao Exército na base de Urrao há 7 meses. Sua apresentação nesse momento como “capturado” é a reiteração de uma prática de manipulação da opinião pública muito própria do Comando do Exército.

2. Convidamos esta mesma opinião pública a não esquecer os milhares de jovens assassinados a sangue frio pelo Exército durante esses 6 anos do governo Uribe, pois eles foram apresentados como guerrilheiros mortos em combate para mostrar a eficácia de uma política criminal chamada paradoxalmente de “segurança democrática”. Irmanemo-nos ao clamor por justiça das famílias dessas vítimas, para que os responsáveis não somente sejam destituídos, mas responsabilizados criminalmente. Os planejadores com alto cargo no governo, responsáveis pela infame política de recompensas e que causaram essa tragédia, devem responder perante os tribunais.

Bloco Iván Ríos das FARC

Montanhas da Colômbia, 12 de novembro de 2008