"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Quem disse que o paramilitarismo acabou?

200 paramilitares nos limites do município de Ocaña e Gonzales, no norte de Santander.

do correspondente da Anncol na Colômbia

No dia 15 de novembro, às 9 horas da noite, foi assassinado por paramilitares o camponês Jorge Quintero quando saía de sua casa, no Bairro Belencito da cidade de Cúcuta, capital do Norte de Santander. Foi alvejado com tiros de pistola e deixa duas crianças órfãs.

O crime foi dirigido e executado por Luis Manuel Obregón Tolosa, conhecido pelo apelido de Negro Alegria, matador famoso, que com o maior cinismo acompanhou a polícia no momento da remoção do cadáver.

O “Negro Alegria” dirige 15 pistoleiros que fazem parte de um grupo de 30 paramilitares que patrulham a Praça do Mercado e o setor de Santa Clara em Ocaña, norte de Santander, a plena luz do dia e com o armamento visível, com anuência e a cumplicidade das autoridades da zona. Eles têm aterrorizado e extorquido o setor de comércio e a população em geral. Nas patrulhas utilizam uma moto preta RX-115 sem placa.

Neste município fica localizado o Batalhão Santander, que faz parte da 30ª Brigada do exército nacional e existe um distrito da polícia nacional.

Também se tem informação de que na rodovia que vai de Ocaña a Aguachica, no departamento de Cesar, pela via Rio de Ouro, os paramilitares vêm montando pedágios, onde realizam recrutamentos forçados e amedrontam a população.

Foi confirmado também a presença de um grupo aproximado de 200 paramilitares nos limites do município de Ocaña e González, no Norte de Santander. Comentaram que iam rumo à zona do Catatumbo.

A notícia encontra-se em Anncol.eu.