"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A Grande coalizão convoca tarefas na luta contra o regime

por Pacocol

A Grande Coalizão Democrática, em sua reunião do dia 24 de novembro, resolveu colocar em prática um plano de luta para enfrentar a política oficial, que contempla, entre outros pontos, uma marcha no dia 10 de dezembro em Bogotá, da Praça de Toros até a Praça de Bolívar, para denunciar os atropelos do regime. Quinze organizações pertencentes à GCD resolveram não participar da marcha no dia 28 de novembro, convocada por Ingrid Betancourt. Entre elas, estão o Partido Comunista e o Movimento de Vítimas de Crimes do Estado – Movice.

CIRCULAR URGENTE

De: Coordenação Nacional
Para: Organizações Sindicais, Sociais e Políticas
Assunto: Conclusões e Orientações
Data: 24 de novembro de 2008-11-27

Recebam nossa fraternal e combativa saudação.

As organizações sociais, sindicais e políticas que integram a Grande Coalizão Democrática, reunidas no dia 24 de novembro na sede da CTC, concordamos que:

1- Ressaltar os ensinamentos políticos e de mobilização dados pelos companheiros indígenas em sua marcha e chegada a Bogotá, que conquistaram a solidariedade e o acompanhamento das organizações sociais, políticas e sindicais do país. Assumimos o compromisso de seguir construindo a Minga Indígena Nacional e Popular e também compartilharmos a necessidade de convocar para o primeiro trimestre de 2009, um Encontro Nacional de Organizações Sociais, que adote um programa político que, com a mobilização, ajude a conquistar um melhor bem-estar econômico, político e social para os trabalhadores e o povo.

2- Com relação à Jornada Nacional do dia 28 de novembro, que INGRID BETANCOURT convocou a partir do exterior, em consonância com o governo nacional e os meios de comunicação, que vêm fabricando a popularidade midiática do presidente da República; as organizações presentes (15) concordaram em não participar. A GCD respeita a autonomia das demais organizações sociais para que, democraticamente, decidam o que fazer neste dia.

3- Concordamos em convocar para o dia 15 de dezembro (segunda-feira), a partir das 9 da manhã e até as 5 da tarde, uma jornada de trabalho, onde participem todas as organizações sociais que compõem a GCS e outras que queiram participar, para avaliar o trabalho e a mobilização social deste ano e projetar o plano de trabalho para 2009, abordar a proposta de preparação da PARALISAÇÃO CÍVICO-NACIONAL em 2009.

4- Devemos acompanhar em todas as cidades e capitais, as convocatórias das três centrais sindicais e a CPC, dando apoio ao pedido de reajuste salarial que foi apresentado ao governo para 2009. Esta atividade ocorrerá nas sedes dos governos de todos os estados, no dia 01 de dezembro, a partir das 9 da manhã. Em Bogotá, convocamos a todos os trabalhadores e setores sociais às 13:00 em frente ao Ministério da Proteção Social.

5- Estamos convocando mais uma vez a que as organizações sociais enviem representantes aos atos políticos e culturais que serão realizados em Ciénaga (Magdalena), no dia 06 de dezembro, por conta da comemoração dos 80 do massacre das bananeiras. Em Bogotá será realizado um ato no dia 05 de dezembro às 17:00, no Parque Santander. Eventos similares devem acontecer em todo o país.

6- Para o dia 10 de dezembro, DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS, as organizações de direitos humanos e a GCD concordamos que sejam preparados e realizados em todo o país atos políticos, culturais e mobilizações, onde denunciemos os atropelos do regime contra os colombianos. Em Bogotá se convoca para as 10 horas da manhã, na Praça de Toros, para marchar até a Praça de Bolívar.

Finalmente, ressaltamos a forma disciplinada como as organizações sociais que fazem parte da GCD se esforçaram para cumprir com o plano de tarefas que aprovamos para este último semestre de 2008.

Fraternalmente,

COORDENAÇÃO NACIONAL GCD
TARSICIO MORA GODOY – Coordenador Nacional
GUILLERMO PORTOCARRERO – Fiscal CPC
TARSICIO RIVERA MUÑOZ – Executivo CUTLUIS ALBERTO VANEGAS – Direitos Humanos CUT

A notícia encontra-se em Pacocol.