"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

As Farc cumpriram

É o mínimo que se pode dizer. Apesar de todos os obstáculos colocados por Bogotá para impedir a entrega dos três colombianos ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez Frias. Duas foram detidas por unidades guerrilheiras das Farc, o outro garoto,
Emmanuel, nasceu em um acampamento dessa organização insurgente.

Hoje poderão reencontrar-se com seus entes queridos.

Termina mais um capítulo na luta pelo Intercâmbio Humanitário ou Troca de Prisioneiros. Este ato humanitário não pode estar sujeito aos interesses de Washington nem aos caprichos do governante colombiano.

Colombianas e colombianos feitos prisioneiros de guerras por causa do conflito interno devem ser apoiados por uma Lei consagrada na Carta Política que garanta seu retorno imediato ao seu habitat de onde foram retirados. Outras condições são apenas empecilhos fabricados pelos beneficiários da guerra.

Contrariamente do que se difunde nos grandes meios de comunicação sobre incentivar o ‘sequestro’, um ato legislativo dessas dimensões além de diminuir o sofrimento de vítimas e familiares abre as portas para a reconciliação nacional, prelúdio da reconstrução de uma Nova Colômbia.

Não deixa de chamar a atenção o fato de que a maioria dos cidadãos privados de liberdade provém de setores populares, soldados, policiais e guerrilheiros.

Até agora não se conhece comunicado nem declaração oficial das Farc.