"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Convidados ou Penetras

O papelão da administração Uribe no intercâmbio humanitário.

Dominico Nadal


A administração de Álvaro Uribe Velez não vê nada. Melhor dizer, não vê nem a mediação.

Bate una mesa onde se sentavam os presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez Frias e a senadora colombiana, Piedad Córdoba, com os guerrilheiros das FARC e seu ato de soberania acabou lhe saindo super caro

Sarkozy, vendo como eram as coisas, não aceitou deixar-se usar nem tampouco ser manipulado por um presidentezinho como o colombiano, e posteriormente a comunidade internacional e os familiares dos retidos em poder das FARC solicitaram aos mediadores que não os abandonassem.

Então o presidente Chávez e a senadora Córdoba, por iniciativa própria, decidiram continuar em seus esforços pela libertação dos retidos pelas partes. E continuam seus contatos com a guerrilha das FARC, já que era muito o que já haviam avançado e, por questões humanitárias – coisa que não entendem os fascistas mafiosos da Casa de Nariño -, era necessário retomar o conquistado.

E as FARC, compreendendo os esforços que faziam os mediadores, decidiram entregar-lhes dois retidos: Consuelo e Clara, mais o filho desta concebido com um guerrilheiro. Dois prisioneiros entregues sem nenhuma contrapartida.

O presidente anunciou una quarta-feira seu plano para receber os dois retidos e Emmanuel. Enviou uma missão ao governo colombiano, o que obrigou a uma reunião urgente entre o presidente colombiano, o chanceler e o comissário da paz. Dali saiu um comunicado curto, sem maiores explicações.

Tal comunicado não foi assinado pelo presidente da República da Colômbia, mas por seu chanceler. Poderia se perguntar se Uribe não o fez por uma questão de orgulho, mais um. Em um ataque de raiva e impotência. Outro ataque. De humilhação porque o estavam impondo. As FARC e os países amigos do Acordo Humanitário.

Ainda há outro detalhe no comunicado do governo colombiano. Parece que ali há um penetra entre os países que apóiam a gestão: Argentina, França, Equador, Cuba, Bolívia e Brasil. Me refiro a que ali se “infiltra” os tristemente famoso Comissionado da Paz da Colômbia, chamado o “Comissionado da Guerra”, Luis Carlos Restrepo, conhecido como o Dr. Ternura, mas ‘ternura’ com os narco-paramilitares.

Em nenhuma parte se lê ou se ouve na proposta de Chávez que o Comissariozinho colombiano devesse embarcar nas aeronaves. Sim acaso deveria acompanhá-los em Villavicencio. Mas dali em diante, são os delegados dos 7 países e a senadora Piedad Córdoba que devem viajar nas aeronaves. Por que razão?

Porque são ‘convidados de pedra’. A entrega das duas retidas e Emmanuel será feita apesar do governo colombiano, contra sua vontade e sentimento. São como convidados infiltrados em uma festa. Ademais, é sabido que o comissiariozinho diria em que zona ocorrera a entrega. E embora para as FARC isso pouco importe, os países devem atuar com cuidado para não serem usados pela administração de Uribe para repassar informações para a inteligência.

Ao final, não importa se na festa esteja algum penetra indesejável se ela for boa, bonita...