"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 29 de dezembro de 2007

Felap – Federación Latinoamericana de Periodistas (Felaj) repudia ameaças contra o jornalista sueco Dick Emanuelsson

FELAP/ANNCOL
.
Diante da denúncia formulada por nosso companheiro Ernesto Carmona, secretário executivo da CIAP-FELAP (Comissão de Investigação de Atentados contra Jornalistas – Federação Latino-americana de Jornalistas), a respeito das ameaças das quais é vítima o jornalista sueco Dick Emanuelsson, correspondente para a América Latina, nossa organização exige esclarecimentos e repudia os fatos.

Emanuelsson, tal como expressa o colega Carmona, “está na mira do governo (da Colômbia) e dos paramilitares colombianos”, que insistem em vincular o jornalista sueco com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – FARC-, abrindo assim caminho para qualquer possível represália. Inclusive, como afirma o próprio Emanuelsson, a sua possível morte por assassinato, logo tentariam dissimular com a fachada de suposto acidente.

Enquanto isso, porta-vozes do governo de Álvaro Uribe acusam o jornalista sueco como “agitador midiático a favor das FARC”, Emanuelsson adverte que desde o ano 2000 não vive na Colômbia e que as ameaças contra sua pessoa se intensificaram nestes dias, precisamente ao mesmo tempo em que era ameaçada a senadora Piedad Córdoba, decidida mediadora, junto do presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, nos trabalhos do Acordo Humanitário que tem como outros atores a guerrilha colombiana e o governo de Uribe.

A FELAP repudia as ameaças e reclama às autoridades do governo da Colômbia para que se responsabilizem pela proteção do jornalista em questão e de todos os jornalistas deste país. Na Colômbia, vale destacar, foram assassinados nos últimos 20 anos mais de 120 jornalistas. Sendo a impunidade, como em outros países, o caldo de cultivo de repetidas ameaças e crimes.


Presidência FELAP

Buenos Aires, 27 de dezembro de 2008
.