"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 29 de dezembro de 2007

Uribe e seus enxágües

Por Roberto Gutierrez


Uribe será lembrado tristemente como o célebre quadrilheiro que uma vez governou um belo país com a mira da pistola, envio de cocaína aos Estados Unidos e Europa, massacres, assassinatos seletivos, desaparecimentos, mentiras e extradições. Sustentado irresponsavelmente pelos grandes veículos de comunicação e seu Max Factor de cabeceira, a empresa Invamer Gallup.

O que vão dizer os diretores dos meios de comunicação, quando num dia não muito distante, Uribe e seus partidários estiverem diante dos tribunais de justiça para responder pelos crimes de mais de meio século? Atiçam a guerra contra seu povo, o envenenam contra Chávez, maltratam a história, distorcem o significado das palavras, adulam a matadores e torturadores e, como se nada tivesse acontecido, sem escrúpulos dizem que são ‘humildes informadores’ e, portanto ausentes de culpa.

Cabe-lhes toda. Não perambulam por montanhas, campos e cidades vestidos com roupa camuflada disparando tiros, mas desenvolvem uma guerra talvez pior, hertziana, 24 horas por dia, mostrando o ‘imostrável’, para benefício de 20 milionários, quão bela é ‘a segurança democrática’ e os êxitos do governante da vez.

Quem na Colombia não sabe que os narcos e seu negócio não foi removido nem um mínimo sequer? Que segue vivo, muito vivo, com outros atores e magos. Liquidaram Pablo, Gacha, disse uma vez ruborizado Gossain, ‘é que aqui se persegue o narcotráfico’. Besteira. O papel transitório destes ‘grandes senhores’ foi cumprido e os matam para enxaguar a imagem do regime de plantão.

Mais de 500 colombianos extraditados para os Estados Unidos. Fazem os meios de comunicação de Bogotá uma análise séria sobre o tema com investigações honestas? Não, contratam prostitutas da desinformação ‘sisudas’, bem pagas para embelezar para o povo colombiano com as enganações de que o regime da moda persegue e encarcera os narcos. Um narco gritando e outro ‘agarrando-o’.

Prende sim e extradita, sim. Prestam contas a quem? Aos cartéis e pequenos cartéis que não são de seu entorno e claro, como enxágüe de sua imagem, sacrifica a um ou outro de seus afetos como costume histórico da oligarquia colombiana. Truques velhos, para recordar outros, além dos dois acima mencionados, Efrain Gonzáles.

A farsa do Ralito da fé nestas artimanhas santanderistas que Uribé herdou e que terminariam num golpe com a construção de uma Nova Colômbia. E esta construção passa por um governo de Reconstrução e Reconciliação Nacional.