"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Quanta canseira!

Por Allende La Paz

Não há forma de fazer os meios terroristas de comunicação entenderem a diferença entre algumas coisas. É de conhecimento comum nas regras do jornalismo que, quando um artigo é assinado, o que se nota nas primeiras linhas, ele corresponde à visão que o analista tem.

Da mesma maneira, na ANNCOL quando se publica um comunicado ou um artigo de guerrilheiros das FARC, eles sempre vão assinados pelas FARC ou colocamos “fulano de tal, guerrilheiro das FARC”.

Por isso cansa ver que quase sempre estão tratando de torcer o pescoço da galinha, isto é, seguem com suas malévolas intenções de colocar na boca das insurgentes FARC o que eles querem que elas digam. Este humilde jornalista escreveu um artigo intitulado "Que obstinação ou que vivacidade?" e logo em seguida os meios terroristas de comunicação colombianos disseram que a autoria era das FARC. Como se as FARC não tivessem gente de sobra para essas necessidades ou talvez para comunicar o anúncio de intercâmbio ou entrega unilateral de prisioneiros (caso em questão).

As FARC nada têm dito sobre a participação da igreja católica proposta por Uribhitler. Só assinalávamos o que em oportunidades anteriores tinham dito as FARC. Mas também assinalávamos o livre arbítrio da guerrilha FARC e sabemos que seus membros analisam tudo sob o prisma do marxismo-leninismo. À luz deste, o que hoje não é conveniente amanhã pode sê-lo se as condições mudarem. Isso é o que não faz sentido aos meios burgueses.

É evidentemente que quando as FARC enviam à ANNCOL seus comunicados, os mesmos são publicados devidamente assinados por eles. Por isso entendemos que os meios burgueses estão jogando para desinformar o povo colombiano, coisa que sempre fizeram. A ANNCOL nunca se prestará a esses joguetes de desinformação. Aliás, nesse último caso eles só demonstraram a falta de fontes verdadeiras que têm.

Mas é verdadeiramente cansativo ter que desmentir periodicamente os meios terroristas de comunicação. Queremos ser enfáticos nisso porque um meio de comunicação medianamente ético não pode tentar levar outro a armadilhas ou a colocá-lo a dizer coisas que não disse. Se tivessem dito que ANNCOL disse, aí seria outra coisa. Mas também não devem tirar conclusões do que a ANNCOL diz e colocar como se as FARC tivessem dito, porque isso ataca frontalmente a ética jornalística.

Senhores jornalistas-terroristas, estamos mais do que fartos pelo fato de vocês não não lerem direito os artigos que a ANNCOL produz. Por favor, sejam sérios...